A cada cinco minutos, um brasileiro morre em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Quando a pessoa não morre vítima de um ataque fulminante, fica com sequelas que comprometem a sua qualidade de vida e das pessoas de seu círculo de relacionamento.
Entre as sequelas, estão perda de coordenação motora, força de membros, alterações visuais, de equilíbrio, da fala, declínio da atividade cognitiva, dor, espasticidade e até mesmo depressão. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o AVC é a maior causa de incapacidade em todo o mundo.
O que é
O acidente vascular cerebral ocorre quando um vaso sanguíneo que leva sangue e nutrientes para o cérebro para de funcionar, seja por obstrução (acidente vascular cerebral isquêmico) ou por ruptura causando hemorragia (acidente vascular cerebral hemorrágico). Quando isso acontece, uma parte do cérebro não recebe mais o sangue e oxigênio que necessita, e células cerebrais começam a morrer. A extensão e localização do dano cerebral determinam a gravidade do AVC, que pode variar de leve a fulminante.
Como reconhecer
A Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares orienta que o teste abaixo é uma maneira fácil de lembrar e reconhecer os primeiros sinais do AVC:
Sorriso – Peça para a pessoa sorrir e veja se sua boca está torta.
Abraço – Veja se a pessoa consegue levantar os dois braços.
Música – Peça para a pessoa falar e veja se a fala está arrastada ou complicada.
Urgente – Se você identificar qualquer um destes sinais, vá com urgência para um hospital preparado para receber casos de AVC e/ ou ligue para o SAMU (192).
Tempo é precioso! Quanto mais rápido o paciente for atendido, menores os riscos!
Principais fatores de risco
– Pressão alta
– Diabetes
– Colesterol alto
– Obesidade
– Tabagismo
– Uso de drogas
– Arritmias
– Outras doenças cardíacas
Como reduzir a possibilidade
– Conheça os seus próprios fatores de risco e trate-os.
– Seja ativo e faça atividade física regularmente.
– Mantenha uma dieta saudável rica em frutas, vegetais e fibras e com pouco sal, para se manter saudável e com pressão arterial baixa.
– Limite o consumo de álcool.
– Evite o hábito de fumar. Se você é fumante, procure ajuda e pare imediatamente.
– Aprenda a reconhecer os sinais de alerta do AVC.
Deixe um comentário