No oeste do estado do Tocantins, na divisa com o Pará, a Floresta Amazônica e o Cerrado se encontram no Parque Estadual do Cantão, com florestas inundadas pelos rios Araguaia-Javaés. A água, aliás, é o meio mais indicado para conhecer o local. Passeios de caiaques pelos rios Araguaia, Javaés e Côco revelam as belezas de um dos destinos mais preservados do país. O município de Caseara, a 257 km de Palmas, é a principal porta de entrada do parque.
Na época da seca, entre maio e setembro, os rios baixam e surgem “praias” e inúmeras ilhas no local. O período é o mais indicado para a pesca esportiva e para a observação de animais silvestres, como o tuiuiú, o servo, as iguanas, as seriemas e os jacarés.
Já nas cheias dos rios, de dezembro a maio, as águas sobem de 7 a 10 metros de altura, possibilitando passeios em canoas pela floresta. Dá pra ver o jacu, uma ave da Amazônia que procria nessa época. As árvores da floresta inundada servem também como esconderijo para animais.
Santuários do Tucunaré – Os lagos de difícil acesso – são 833 no total – do Cantão são os últimos santuários do Tucunaré, peixe típico da região, um dos maiores de água doce. Lá eles se alimentam e se reproduzem durante a seca. Esses locais também são o habitat preferido de ariranhas, jacarés-açu e outras espécies.