Quando se fala em saúde bucal, a palavra de ordem é prevenção. Esta é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante para manter os dentes e gengiva em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que a pessoa tenha uma boa aparência, como são importantes para que se possa falar bem, mastigar e deglutir corretamente os alimentos.
Cuidar dos dentes não é apenas questão de estética, e sim de saúde. Quando a saúde bucal não está em harmonia, as bactérias e os fungos naturais dessa região podem se proliferar e atingir outros órgãos. De acordo com a American Dental Association (ADA), problemas bucais, como doença crônica gengival (periodontite), podem acarretar, inclusive, males no coração e nos pulmões.
Cuidados: prevenção deve ser diária
Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cárie, gengivite e outros problemas bucais:
– Escove bem os dentes e use o fio dental diariamente.
– Ingira alimentos balanceados e evite comer entre as principais refeições.
– Use produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor.
– Use enxaguante bucal com flúor, caso seu dentista recomende.
Deixe um comentário