Monitores e alunos avançados do Programa Banda Escola de Cubatão, BEC, realizam um concerto didático no sábado (10). Será a partir das 16h, no Bloco Cultural (Pça. dos Emancipadores, s/nº). Sob a coordenação de Germano Blume, o projeto pretende apresentar os instrumentos musicais e de que maneira eles funcionam em conjunto, por meio dos grupos que existem no Programa.
Sobem ao palco do Bloco Cultural a Banda do BEC, Coral e grupos de Dança. Os alunos de musicalização infantil, crianças entre 6 e 11 anos, e o pessoal da iniciação musical são os principais convidados, porém, a atividade é aberta a toda a comunidade. “Com essa apresentação didática oferecemos maior embasamento para os jovens que ainda não escolheram o instrumento musical que vão estudar. Além disso, é uma oportunidade de mostrar o trabalho da escola para futuros alunos”, comentou Germano, já que muitos vão acompanhados por amigos e parentes.
O Programa BEC (Banda Escola de Cubatão) foi criado em 2004 com o objetivo de levar conhecimento musical a crianças e jovens da cidade. Tornou-se um grande núcleo formador de músicos preparados para a profissionalização. São aulas de violino, violoncelo, viola, flauta, fagote, trompete, trompa, saxofone, eufônio, oboé, percussão, trombone, contrabaixo acústico, canto e musicalização infantil. Atualmente conta com 500 alunos e as aulas acontecem na sede do Programa que funciona dentro do Novo Anilinas, além de outros núcleos de ensino em bairros como Vila dos Pescadores, Jardim Nova República, Vila Nova, Jardim Casqueiro, Pilões e no Camp (Centro de Aprendizagem Metódica e Prática).
Além da Banda Escola, o BEC tem ainda a Orquestra de Cordas, Grupo de Sopros e Percussão, Camerata de Violões e Coral, tudo formado pelos alunos. O interessante é que muitos desses estudantes acabam sendo absorvidos pelos Grupos Artísticos da cidade, mantidos pela administração municipal. Informações pelo telefone 3362-0845.
Deixe um comentário