Notícias

Outubro Rosa na prevenção do Câncer de Mama

03/10/2015
Outubro Rosa na prevenção do Câncer de Mama | Jornal da Orla
O movimento internacional de prevenção e alerta ao câncer de mama inicia o mês de outubro colorindo de rosa vários prédios e pontos de destaque em Santos. Na noite de quinta-feira foram iluminados com a cor símbolo da campanha o Paço Municipal, palmeiras da Avenida Ana Costa, Fundo Social de Solidariedade, Capep Saúde e Pinacoteca Benedicto Calixto.
Durante o mês várias ações estão programadas pela Secretaria Municipal da Saúde em parceria com o Instituto Neo Mama com o objetivo de chamar a atenção para a doença e mostrar a importância do diagnóstico precoce, através da realização de exames, para o sucesso do tratamento. 
Este ano, em Santos, o alerta durante o mês de outubro também se estenderá para o câncer no colo do útero. A campanha tem como público-alvo as 34 mil santistas com mais de 40 anos. O câncer de mama já é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. De acordo com o INCA, as taxas de mortalidade são elevadas porque, na maioria das vezes, a doença é descoberta tardiamente.
Em 2014, o número de novos casos da doença no país chegou a 57.120 e o de mortes a 14.388. Em Santos, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 71 mulheres morreram por câncer de mama em 2014. Em 2013, foram 87. Este ano, até agosto, 58 mulheres foram vítimas da doença nas mamas. Já o câncer do colo de útero foi responsável pela morte de 15 mulheres em 2013, 13 em 2014 e 8 óbitos até agosto deste ano.
"A maior parte das mulheres só identifica a doença quando ela já está em desenvolvimento pelo aparecimento de irregularidades na pele, sejam marcas, caroços nos seios e até mesmo franzidos," pontua o radio-oncologista Miguel Torres.
 
Fatores de risco
Os principais fatores de risco para o câncer de mama são a idade, principalmente mulheres acima de 50 anos, menarca precoce (primeira menstruação aos 11, 12 anos), menopausa tardia, primeira gestação após os 30 anos, histórico familiar positivo para câncer de mama, paciente que já teve lesão benigna na mama e hábitos de vida, onde se incluem a obesidade, o tabagismo e o sedentarismo. Por outro lado, a lactação (aleitamento materno), a prática de atividade física regular (pelo menos três vezes por semana) e uma alimentação saudável são fatores que protegem contra a doença. 
 
Cartilha sobre os direitos das mulheres com câncer de mama
A 6ª edição da cartilha Câncer de Mama – As leis como suas grandes aliadas, editada pelo Instituto Arte de Viver Bem (IAVB), pode ser acessada, com a íntegra das leis, no site  www.artedeviverbem.org.br
O conteúdo da cartilha é variado com informações sobre os direitos das mulheres acometidas pela doença e a importância de se valer desses benefícios como cidadã. Por ser uma doença de alto custo, assim que sai o diagnóstico, a portadora de câncer de mama, munida dos documentos, já pode levantar o FGTS, PIS, PASEP, comprar um carro com isenção de IOF, ICMS, IPI, obter medicamentos pelos planos de saúde e de previdência privada, entre outros direitos.

 
Realização de exames são itensificados
A intensificação dos exames na rede pública de saúde é uma das principais providências durante o mês de outubro em Santos. Como forma de incentivo, enfermeiras de todas as unidades da rede estão autorizadas a prescrever os exames preventivos, sem a necessidade de passar por médicos.
No caso do câncer de mama e do câncer de útero, dois exames são fundamentais para a detecção precoce: a mamografia e o papanicolau. A identificação de ambos os cânceres em estágio inicial é fator favorável para que o tratamento tenha maior probabilidade de sucesso.
O tratamento varia de acordo com a gravidade da doença e das condições biológicas do paciente. O primeiro passo é fazer o diagnóstico completo com análises clínicas e biopsia para descobrir se o tumor é benigno ou maligno. Então, o médico faz a indicação de cirurgia, quimioterapia e radioterapia ou das práticas combinadas, de acordo com cada caso.
O tratamento, muitas vezes, pode implicar na perda de cabelos e na realização da mastectomia (retirada da mama) e isso afeta o emocional feminino. 
 
Destaques da Programação
Dia 5, 19h – Abertura da Exposição de Fotos no Shopping Pátio Iporanga
Dia 8, 10h – Flash Mob Outubro Rosa – Policlínica Bom Retiro
Dia 10, 16h – Jequiti Fashion Day em prol do Instituto Neo Mama – Shopping Jequitimar (Guarujá)
Dia 16, 9h – Aula de amarração de lenços no Instituto da Mulher
Dia 18, 9h30 – Início da concentração da 6ª Caminhada Outubro Rosa, concentração em frente ao Aquário Municipal 
17h – Jogo pela Vida – Santos X Goiás – Campeonato Brasileiro – Vila Belmiro
19h – Aula de Zumba no Clube de Regatas Vasco da Gama
Dia 20, 16h – Passeio de bonde com mulheres em tratamento
Dia 31, 15h – La Esmaltaria – Desfile com Arrecadação
A programação completa está disponível em www.santos.sp.gov.br/outubrorosa