Notícias

Cia de Dança da Sinfônica de Cubatão é selecionada para Festival em Los Angeles

15/09/2015Da Redação
Cia de Dança da Sinfônica de Cubatão é selecionada para Festival em Los Angeles | Jornal da Orla
Os pés ainda estão dançando em solo brasileiro mas os pensamentos. ah, esses já voam longe, lá pros lados de Los Angeles, nos Estados Unidos. A Cia de Dança da Sinfônica de Cubatão foi selecionada para participar do Alliance Dance World Competition, festival que reúne os melhores grupos de dança de todo o mundo. Acontecerá em agosto de 2016, unindo artistas de vários países latinoamericanos, europeus e de diferentes locais dos EUA.
 
A conquista foi anunciada no domingo (13) durante o Salto Festdance, evento parceiro do Alliance e uma das seletivas da América do Sul. A Cia garantiu vaga para as seis coreografias apresentadas em Salto, por conta da média, acima de 9 pontos. São elas: Aquilo que não se vê., O que dizer do amor?, Time toplay, Além daqui e Caminhos meus, que conseguiram o 1º lugar em diferentes categorias, e “Amores Crônicos”, que conquistou a terceira posição em jazz conjunto avançado. A classificação do Salto Festdance foi informada ontem.
 
“Além de irmos muito bem no Festival de Salto, a conquista das vagas para o Alliance foi realmente a ‘cereja do bolo’. Além de termos a oportunidade de dançar em terras norteamericanas, teremos a possibilidade de acompanhar trabalhos de equipes de outros países que têm outra vivência, outras características. Essa vivência internacional e a troca de experiências serão incríveis para todos os bailarinos”, comemorou Vanessa Toledo, diretora artística da Cia.
 
Vanessa destaca que a disputa internacional será um grande desafio, afinal, a Cia de Dança da Sinfônica vai representar, além de Cubatão, o Brasil. “Agora é ensaiar muito e buscar patrocínio para a viagem. Queremos muito que essa oportunidade artística se torne realidade. E é mais uma prova de que as artes cubatenses têm excelência”. Ano passado, foi o Coral Zanzalá que pisou em terras norteamericanas. O grupo participou do concerto “O Messias”, de Handel, no Lincoln Center, em Nova Iorque, ao lado de corais de vários países do mundo.
 
Boa notícia em dose tripla – Além da conquista da vaga no Alliance e dos primeiros lugares no Salto Festdance, a Cia cubatense agora representa a  Baixada Santista no Mapa Cultural Paulista. A seleção foi no Palácio das Artes, em Praia Grande, na tarde de ontem (13). Com a coreografia “Amores Crônicos”, de Zeca Rodrigues, o grupo conquistou os jurados, principalmente, pelo fortalecimento da linguagem do jazz na montagem.
 
“É um prazer enorme representar a região, novamente, no Mapa Paulista. Já tivemos esse privilégio em 2009. Eu e o Zeca Rodrigues havíamos acabado de assumir a Cia e conquistamos a vaga com a primeira coreografia criada por nós, ‘Lamentos do Mar'”, afirma Vanessa Toledo, diretora artística da Cia.
 
Vanessa afirma que todos os trabalhos regionais estavam impecáveis e que o elenco cubatense ficou feliz com os comentários dos jurados do Festival. “Fomos elogiados pela plasticidade do trabalho e sensibilidade coreográfica. Mérito tanto do coreógrafo quanto da interpretação dos bailarinos, e do apoio total e irrestrito da professora-coreógrafa Natali Camolez e do assistente de coreografia, André Santos”, comenta a diretora.