Notícias

Setembro Vermelho alerta para doenças cardíacas

12/09/2015Da Redação
Setembro Vermelho alerta para doenças cardíacas | Jornal da Orla
No Brasil, uma em cada três mortes é causada por doenças cardíacas, contudo, a maioria da população desconhece que muitos desses males podem ser prevenidos com pequenas mudanças de hábitos. Setembro, mês em que se comemora o Dia Mundial do Coração (29), foi escolhido como mês de prevenção e orientação sobre as doenças cardiovasculares.

A campanha “Setembro Vermelho”, do Instituto Lado a Lado Pela Vida, foi lançada com o objetivo de conscientizar a população sobre como evitar as doenças cardíacas e chamar a atenção para fatores de risco, como a obesidade, o tabagismo e o consumo excessivo de sal e sódio. O site www.sigaseucoracao.com.br traz orientações sobre as doenças cardiovasculares.
 
O que mudar no dia a dia
“É muito importante que as pessoas saibam que a prevenção diminui a disseminação da doença e os hábitos saudáveis salvam vidas”, explica o cardiologista Victor Luiz Santos Haddad, da Beneficência Portuguesa de São Paulo. Este mês, dedicado ao coração, a instituição está iluminada de vermelho, chamando a atenção da população para o tema. O cardiologista selecionou sete hábitos que precisam ser mudados no dia a dia.

Confira:

 
Sal com moderação – O uso excessivo de sal propicia o aumento da pressão arterial, causa importante de outras doenças do sistema cardiovascular.

Menos estresse – O estresse emocional aumenta níveis de pressão arterial e é um significativo fator de risco de doenças cardíacas.

Atividade física – Quando fazemos exercícios regularmente, o coração trabalha com mais eficiência, o sangue flui melhor e as artérias e vasos ficam mais flexíveis e saudáveis. Tudo isso previne o risco de doenças, como infarto, AVC e hipertensão, e ajudam no controle da diabetes.

Pesquise histórico familiar – É importante verificar a incidência de doenças cardiovasculares em outros membros da família, pois este é um fator de risco. No caso da identificação, é necessário manter bons hábitos desde cedo e consultar regularmente o médico.

Não fume – Fumantes correm risco, no mínimo, três vezes maior de sofrer um infarto do miocárdio em relação a pessoas que nunca fumaram.

Controle o peso – A obesidade causa uma série de alterações no metabolismo e favorece doenças como hipertensão, colesterol alto e diabetes. Todas representam ameaça para a saúde do coração.

Cuide da higiene bucal – Diversas pesquisas mostram a ligação de uma má higiene bucal com doenças do coração. Bactérias podem entrar na corrente sanguínea e ir até o coração, lá se proliferando e ocasionando doenças, desde arritmia até endocardite bacteriana.