A campanha “Setembro Vermelho”, do Instituto Lado a Lado Pela Vida, foi lançada com o objetivo de conscientizar a população sobre como evitar as doenças cardíacas e chamar a atenção para fatores de risco, como a obesidade, o tabagismo e o consumo excessivo de sal e sódio. O site www.sigaseucoracao.com.br traz orientações sobre as doenças cardiovasculares.
Confira:
Menos estresse – O estresse emocional aumenta níveis de pressão arterial e é um significativo fator de risco de doenças cardíacas.
Atividade física – Quando fazemos exercícios regularmente, o coração trabalha com mais eficiência, o sangue flui melhor e as artérias e vasos ficam mais flexíveis e saudáveis. Tudo isso previne o risco de doenças, como infarto, AVC e hipertensão, e ajudam no controle da diabetes.
Pesquise histórico familiar – É importante verificar a incidência de doenças cardiovasculares em outros membros da família, pois este é um fator de risco. No caso da identificação, é necessário manter bons hábitos desde cedo e consultar regularmente o médico.
Não fume – Fumantes correm risco, no mínimo, três vezes maior de sofrer um infarto do miocárdio em relação a pessoas que nunca fumaram.
Controle o peso – A obesidade causa uma série de alterações no metabolismo e favorece doenças como hipertensão, colesterol alto e diabetes. Todas representam ameaça para a saúde do coração.
Cuide da higiene bucal – Diversas pesquisas mostram a ligação de uma má higiene bucal com doenças do coração. Bactérias podem entrar na corrente sanguínea e ir até o coração, lá se proliferando e ocasionando doenças, desde arritmia até endocardite bacteriana.
Deixe um comentário