O Espaço Cultural Ana Costa apresenta até o dia 30 de setembro, telas com características inusitadas retratadas através da experiência do artista Sérgio Farias. O passeio visual começa nos anos 90 e termina nos dias atuais. Ao todo, o público pode conferir vinte e cinco pinturas a óleo sobre tela entre painéis e emolduradas onde o artista apresenta retratos e a técnica 3DX. “Gosto do desafio de pintar um rosto e de criar a terceira dimensão em suporte 2D, ilusoriamente à profundidade”, diz.
Natural de Porto Alegre, Sérgio que chegou à cidade de Santos com seis anos de idade, época em que já ganhava concursos de desenho em sua cidade natal, desenvolve nos dias atuais a técnica 3DX em razão as visitas nos salões de arte contemporânea, onde percebeu que é crescente a quantidade de instalações.
“Após muitos estudos, técnicos, teóricos e práticos, nos quais ainda me dedico, desenvolvi a técnica com o propósito de oferecer ao público algo diferente de quadros bidimensionais. Como artista, eu senti a necessidade de criar algo que causasse um impacto semelhante ou maior. Surgiu então o 3D virtual que chamo de 3DX – Terceira Dimensão Cruzada”, explica.
Ele completa que a técnica explora a dimensão profundidade com mais realismo, transpondo os limites da tela de uma forma inusitada e sem nenhum aparato ótico ou eletrônico. “Para que o observador possa perceber as três dimensões corretamente, é necessário que ele execute um exercício ótico – cruzar a visão, ou seja, ficar vesgo”, explica.
Durante a sua trajetória, Sérgio teve orientações de vários mestres na área da pintura. “O aprendizado não cessa nunca, em todo contato com mestres e outros artistas, as dicas e ideias são somados e incorporados ao acervo de cada artista”, conta.
Desde 1995, Farias participa de salões importantes no litoral paulista e em São Paulo, como – Salões de Artes Plásticas de Praia Grande, onde conquistou medalhas e Troféu Sectur, Concurso Brilha Santos, ganhador do primeiro lugar com escultura, entre outros. Além disso, organizou, foi jurado e curador de várias exposições.
Atualmente Sérgio ministra cursos de desenho no Atelier Miriam Alvim. “Para qualquer professor é sempre um orgulho e uma satisfação muito grande a confirmação de que o caminho e a didática estão corretos. Sempre procuro melhorar a forma de dar aulas de desenho”, afirma.
Para conhecer a exposição Trajetória Sobre Telas e se surpreender com as obras do artista, basta comparecer ao Espaço Cultural Ana Costa, que fica na Rua Pedro Américo, 42, Santos. A entrada é gratuita.
SERVIÇO:
Data: 03/09 a 30/09
Horário: 07h00 às 21h00
Local: Espaço Cultural Ana Costa
Endereço: Rua Pedro Américo, 42, Santos
Entrada Gratuita
Deixe um comentário