O Porto de Santos se mantém como o principal complexo na movimentação de contêineres da América Latina. O ranking de 2014 foi divulgado pela publicação americana The Journal of Commerce, especializada em tráfego marítimo.
Segundo o ranking “Top 50 Word Container Ports”, divulgado pelo jornal americano em 20 de agosto, o Porto de Santos é o 38º porto do mundo na movimentação de contêineres, com o resultado de 3,68 milhões teu (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) alcançado em 2014. O número mantém Santos na liderança da América Latina, superando, pelo segundo ano consecutivo, o Porto de Balboa, no Panamá. O porto panamenho registrou 3,47 milhões teu em 2014 e está apontado na 42º colocação do ranking mundial. Nas dez primeiras posições se destacam portos da Ásia, ficando Roterdan, na Holanda, com a 11ª colocação.
Em relação a 2013, o Porto de Santos já havia sido apontado como 38º do mundo na movimentação de contêineres, em ranking divulgado pela revista britânica “Conteinerisation international”.
O diretor presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Angelino Caputo e Oliveira, comenta que a expectativa é que o Porto de Santos se destaque cada vez mais nesse ranking, tendo em vista as novas estruturas disponibilizadas para esse segmento de carga. Caputo lembra que as operações com contêineres nos 7 primeiros meses deste ano cresceram 7,2%, saindo de 2,0 milhões teu para 2,2 milhões teu. Em toneladas o aumento foi de 12,8%, aumentando de 21,0 milhões t, em 2014, para 23,7 milhões t, em 2015.