Como essa é uma fase de descobertas, construção de identidade e formação de opiniões, a designer de interiores Gabriela Bastiani explica que é importante que a decoração acompanhe esse processo e tenha o toque particular do adolescente. “O quarto é um espaço só dele, onde ele irá se expressar. Os pais devem ter consciência das necessidades e gostos do filho para que a decoração seja ideal para o perfil”.
Alguns móveis não precisam ser trocados, como o guarda-roupa e a cama. “Mudar a roupa de cama de um tema infantil para uma cor neutra que possibilita almofadas e decorações diferentes é a melhor escolha. Além disso, nessa nova fase é importante que tenha um canto dedicado aos estudos e a navegar na internet também. Colocar uma escrivaninha no quarto é importante”.
Nas paredes, a designer sugere que o adolescente escolha a cor que mais lhe agradar. “Desenhos, adesivos nas paredes são uma forma de ele expressar seus gostos e personalizar o quarto, possibilitando, assim, outras mudanças na decoração que acompanhem o crescimento dele”.
Quanto aos itens de decoração que podem ser incluídos no quarto, Gabriela explica que o ideal é começar investindo em almofadas e mantas para decorar a cama. “Deixe que o adolescente adicione, aos poucos, seus itens pessoais, como coleções, bonecos, etc.”.
Deixe um comentário