Desfrutar de um jardim é quase impossível para quem mora em apartamento. Mas existem várias possibilidades de investir em uma decoração verde na varanda para ter um espaço de relaxamento em meio a plantas e flores.
Para ser um jardim particular, uma varanda, ainda que pequena, não precisa de muito. A primeira dica para começar a decoração deste ambiente é criar um espaço reservado para as plantas, com vasos e paisagismo. Inclua prateleiras de madeira e aparadores compactos, que podem servir de apoio para vasos menores. As plantas maiores devem ficar no chão.
Para as varandas muito estreitas e pequenas, jardins ou hortas verticais são bem-vindos, já que decoram o espaço com hortaliças ou plantas sem ocupar espaço. Opte por um revestimento que ofereça aconchego para o ambiente, como painéis de madeira e pisos cobertos pela combinação de decks com pedras.
Quem deseja um espaço para desfrutar de um café ou até mesmo fazer refeições aos fins de semana, pode lançar mão de uma mesa dobrável. Bancos de madeira de dois lugares ajudam a criar um cantinho relax para os moradores.
Almofadas e futons impermeáveis são ótimas opções para complementar a decoração. Dê preferência aos bem coloridos, para dar alegria ao ambiente. Os vasos também podem ganhar cor e, nas paredes, pendure quadros e cachepôs. Fontes de água, móbiles, velas e outros acessórios rústicos são peças charmosas que dão vida ao seu jardim particular.
LEIA TAMBÉM | Terrário, um mini jardim para chamar de seu