Ainda dá tempo de curtir a estação mais charmosa do ano em um roteiro que combina passeios ao ar livre e as cervejas artesanais de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Santa Maria Madalena. Além das geladas, o contato com a natureza é destaque na Rota Cervejeira do Rio de Janeiro, que explora a bucólica região da Serra Fluminense, onde está localizado o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e o Parque Estadual dos Três Picos, entre outras atrações. Para os apaixonados por história, a cidade imperial de Petrópolis é parada obrigatória.
Neste inverno, a Rota Cervejeira lançou novidades especialmente para a estação, que segue até setembro. A Vila St. Gallen criou um chope estilo Double Red Ale, elaborado pelo cervejeiro Gabriel Di Martino, com notas de cassis e adição da fruta na maturação. A Ranz Beer, de Nova Friburgo, apostou na cerveja Grand Cru, que recebe suco de uva integral para uma segunda fermentação, o que proporciona sabor e acidez que lembram um vinho tinto.
A Cervejaria Buzzi, de Santa Maria Madalena, resolveu homenagear Dercy Gonçalves (que está enterrada na cidade) e criou a apimentada Dolores, com a presença indisfarçável da malagueta e a suavidade da jalapeñ. A Rota Cervejeira inclui ainda as cervejarias Barão Bier, Rock Valley Bier, Grupo Petrópolis, Cidade Imperial, Bohemia, Otten Braun e Braun Braun. Para saber mais acesse www.rotacervejeirarj.com.br