Neste sábado (15), Dia Nacional de Mobilização contra a Poliomielite (paralisia infantil), a Cidade contará com 43 postos de vacinação, entre 36 fixos e sete volantes, para crianças de seis meses a menores de cinco anos. A meta do Ministério da Saúde é imunizar, até o dia 31 deste mês, pelo menos 95% do público alvo, o que em Santos corresponde a 18.987 crianças.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 300 funcionários participarão da ação. A relação dos postos e horários está publicada na edição de quinta-feira (13) do Diário Oficial.
Pais e responsáveis devem estar munidos da caderneta de vacinação da criança, pois na maioria dos locais também será possível colocar em dia doses em atraso nos pequenos de zero a menores de cinco anos.
Proteção
A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3, com eficácia em torno de 90% a 95%. Não existe tratamento para a poliomielite e a imunização única forma de prevenir. Por isso a vacinação é recomendada, até mesmo, para crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.
Doença
A paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa grave, que afeta o sistema nervoso, provocando paralisia principalmente dos membros inferiores. É causada e transmitida por um vírus (poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral. No Estado de São Paulo não há registro de ocorrências desde 1988.
Deixe um comentário