Acontece neste fim de semana, 1º e 2 de agosto, o II Festival de Turismo de Cubatão, o Festur. O evento acontece na Praça Independência, no Jardim Casqueiro. Além dos food trucks, shows musicais e passeios por pontos turísticos da cidade, tem novidades como prova de pedestrianismo e exposição de carros. Toda a programação é gratuita.
A previsão é de que a 2ª edição do Festur atraia pelo menos 5 mil pessoas nos dois dias de evento, de acordo com informações do secretário de Turismo, Tico Barbosa. “Queremos repetir e ainda ter mais sucesso do que no último Festival, que aconteceu em abril. Aumentamos o número de vagas nos passeios turísticos que, desta vez, chegam a 330. A intenção é fazer do Festur um cartão de visitas para a cidade, mostrando que Cubatão tem muito a oferecer”, afirmou. O Festival tem apoio da Sabesp e do Santos e Região Conventions and Visitors Bureau.
Na primeira edição, o Festival atraiu 3 mil pessoas. Foram quatro roteiros turísticos diferentes somando 12 passeios, onde 153 pessoas participaram; nove horas ininterruptas de apresentações musicais com 70 artistas no palco; presença de oito food trucks e uma tenda de chopp artesanal.
Pedestrianismo – A I Prova Pedestre 6 Km já está com inscrições abertas que podem ser feitas pelo telefone 3361-4656 ou diretamente na Secretaria de Turismo, que fica na Av. Nove de Abril, 1208 (Estação das Artes). Para participar, basta ter a partir de 16 anos. Menores de idade devem levar autorização dos pais ou reponsável. A competição será no domingo (2), com concentração marcada para 8h30 e início da prova às 9h.
Vai partir da Praça da Independência seguindo pela Praça Jorge de Oliveira Barbosa, Av. Joaquim Jorge Peralta, Rua Rivaldo Reis, Rua Vereador Wilson Alves Pereira, Rua Geraldo Lucas da Silva, Rua Lia Perdiz, Rua Com. Francisco Bernardo, Rua Gigino Trombino, Rua Espanha, Rua Boa Vista, Rua Felícia Olivieri Trombino, e Av. Beira Mar, retornando à Praça. Os cinco primeiros colocados nas categorias masculina e feminina ganham troféu e medalha.
Exposição de Fuscas – Organizado pelo Fusca Clube Brasil, a exposição vai movimentar o Festur no domingo (2), a partir das 10h30. Pelo menos 30 veículos, a grande maioria original e pertencente aos apaixonados pelo modelo Fusca, descerão a Serra e passarão o dia estacionados no Festival. Quem estiver por lá poderá tirar fotos ao lado dos carros e saber curiosidades sobre o modelo automotor mais querido do Brasil.
Food Trucks – Os restaurantes sobre rodas invadem novamente a Praça com seus sabores urbanos e gourmets. Desta vez, vai ter chopp artesanal sobre bicicleta com o Bike Chopp, além de churros gourmet, com recheios diferenciados, do La Fresa e Bike Churros. O Santo Rango vai oferecer escondidinho de carne seca, tapiocas doces e salgadas.
Além disso, o evento terá restaurantes sobre rodas como o Gajo, especializado em comida portuguesa e de boteco; Irmãos Coxinha com os salgadinhos de coxinha com recheios de carne, frango, feijoada e até doce; o Ruero, com seus sanduíches diferenciados; Maki and Roll, com temakis e ceviches; e Dany Nanda, com cachorro-quente e lanches. Nos dois dias, os restaurantes food trucks atenderão os consumidores a partir das 11 horas.
Passeios turísticos – Interessados em participar dos passeios turísticos gratuitos devem fazer sua inscrição pelo telefone 3361- 4656 ou na Secretaria de Turismo. No dia do passeio, minutos antes da partida, também será possível se inscrever, porém, vai depender da disponibilidade de vagas.
No sábado (1º), vai ter passeio para o Parque Itutinga-Pilões (trilha) com saída às 10h e 13h; Manguezal, com observação de guarás-vermelhos (barco) às 9h, 9h30, 13h e 13h30; e, ainda, passeio até o Ateliê Arte nas Cotas (Fabril), visita ao Mirante do Príncipe, na Cota 200, com vista de boa parte da Região e Parque Cotia-Pará. Para este passeio, as saídas serão às 9h, 9h30, 12h30 e 13h.
Já no domingo (2), os roteiros saem nos seguintes horários: às 9h, 9h30, 13h e 13h30 para o Manguezal, com observação de guarás-vermelhos (barco); e às 9h e 13h, visita ao Mirante do Príncipe, na Cota 200, e Parque Cotia-Pará.