
O sistema de empréstimo de bicicletas públicas Bike Santos completou em junho, mais de 1 milhão e 200 mil viagens, com média de 40 mil deslocamentos por mês. Atualmente, são 81.009 usuários cadastrados, o que equivale a 2.531 novos ciclistas utilizando o serviço mensalmente.
Utilizar a bicicleta como meio de transporte para se deslocar de casa para o trabalho, para a escola, ou até mesmo com fins de lazer, já era uma realidade em Santos. Isto porque, a Cidade possui topografia plana e malha cicloviária extensa, que favorecem o uso deste veículo no dia a dia. Porém, desde novembro de 2012, o Bike Santos se tornou um incentivo a mais para os deslocamentos não motorizados sobre duas rodas.
O serviço possui 370 bicicletas disponíveis para empréstimo e 37 estações distribuídas pela Cidade, sendo cinco na Zona Noroeste. A utilização da bike é gratuita pelo tempo máximo contínuo de 45 minutos e a devolução pode ser feita em qualquer um dos pontos. Após 15 minutos, o usuário pode novamente retirar outra bicicleta, seguindo as mesmas normas. O sistema funciona das 6h às 23h, com devolução até as 23h45.
Fácil
Jéssica Camargo, auxiliar administrativa, é usuária do sistema há mais de um ano, porém há quatro meses utiliza o serviço diariamente para se deslocar tanto para o trabalho, quanto para lazer. “Faço uso pelo aplicativo, e acho que o Bike Santos é uma ideia muito bacana, que incentiva um transporte sustentável e de fácil acesso”, comenta.
Outra santista que aprova o sistema é a atriz Denise Yamaoka. Ela pedala sempre que está na Cidade, porque mora na Capital. “As ciclovias são de qualidade, estão interligadas e a Cidade é plana, o que facilita muito os deslocamentos. Também uso uso em São Paulo, mas Santos está à frente, porque ainda podemos passear desfrutando da bela paisagem das praias”. Já o aposentado Wander Gomes, 70, enfatizou a necessidade de utilizar a bicicleta como meio de transporte e um instrumento para melhorar a saúde. “Todos os dias percorro alguns quilômetros de Bike Santos, inclusive pela área portuária e Zona Noroeste. É um serviço excelente”.
Funcionamento – Para retirar a bicicleta em uma estação, o usuário deve ligar de seu celular para o número (13) 4062-9211, ou utilizar o aplicativo para smartphones tipo iPhone ou Android (app BikeSantos), instalado através do link http://www.movesamba.com/appbikesantos. Em seguida, digitar o número da estação que deseja retirar a bicicleta, o número da posição da bicicleta escolhida, confirmar a operação e puxar a bike quando a luz verde estiver acesa.
Cartão Transporte – Os usuários do Cartão Transporte podem utilizar o documento como chave de liberação do Bike Santos. Basta cadastrar o número do CT no site , para ter acesso ao benefício. O procedimento nas estações é simples. Com o CT em mãos, o usuário deve encostá-lo no sensor da estação (onde há uma ilustração do Cartão Transporte), aguardar a mensagem no display e aproximar uma segunda vez para confirmar. Uma bicicleta será destravada e seu número indicado no display.



Deixe um comentário