Esportes

Paratletas de Guarujá brilham em competição nacional

14/07/2015Da Redação
Paratletas de Guarujá brilham em competição nacional | Jornal da Orla
Com muita garra e determinação os atletas da Associação Paradesportiva da Baixada Santista (APBS), conseguiram resultados de destaque na primeira etapa nacional do Circuito Caixa Loterias de Atletismo e Natação, realizada no último dia 4, no Ibirapuera, em São Paulo. O evento, considerado a competição paralímpica mais importante do País, rendeu três medalhas de ouro e uma de prata para a equipe, que recebe apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de esporte e Lazer (Seela).
 
A piscina do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães foi palco para as excelentes atuações de Gabriel Cristiano, ouro nas provas de 100 metros borboleta e 50 metros estilo livre, da categoria S8. “Acredito que meu desempenho foi muito bom, agora é ajustar para melhorar essas marcas e chegar forte nos torneios futuros”, disse o atleta, que também garantiu a medalha de prata nos 100 metros nado peito.
 
A equipe de natação, treinada pelo professor Juliano Rolim, teve mais motivos para comemorar. O Atleta Cristian Cruz também representou bem a Cidade dentro d’água, ficando com a quinta colocação na prova mais rápida da modalidade, os 50 metros estilo livre, e um sexto lugar nos 100 metros borboleta, na mesma categoria de Gabriel.
 
Enquanto os nadadores brilhavam nas piscinas, os corredores realizavam boas provas na pista de atletismo do conjunto. O campeão dos 400 metros rasos, na classe T37, João Araújo, trouxe, na raça, mais um título para a Pérola do Atlântico.
 
“Nos 20 metros finais acabei caindo, mas consegui levantar e deu tudo certo. To muito feliz com esse resultado, pois estou no meu primeiro ano de competição e corri contra os melhores atletas do País, que são mais experientes que eu”, disse o esportista, que também agradeceu ao seu técnico, José Roberto, e ao apoio dado a associação, pela Prefeitura.
 
Já na categoria T54, Carlos Pierre, brigou até o fim e ficou a uma posição do pódio, com a quarta colocação nos 100 metros livre na categoria. O atleta é o 3º colocado no ranking brasileiro da modalidade.
 
O coordenador da APBS, Moisés Fabrício, parabeniza a equipe e diz que o feito conseguido pelos atletas de Guarujá entrará para a história da Cidade. “Os resultados foram ótimos tendo vista que a maioria estava debutando em nacionais. Essa foi a maior delegação que a cidade levou para um nacional, com 4 atletas no total. Atingir o índice para a classificação de um tornei desse nível é muito difícil”.
 
O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e composto por quatro fases regionais e três nacionais. O evento tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os cantos do País, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico brasileiro.
 
Categorias – A modalidade T37 é para pessoas com desordem no sistema nervoso central ou com sequelas de paralisia cerebral, enquanto a T54 conta com atletas paraplégicos. Já na categoria S8 competem os esportistas com grau de limitação físico motora.