A capital dos brincantes do litoral paulista, São Vicente comemorará os seus festejos no 3º Festival de Quadrilhas Juninas a partir desta quarta-feira (1º). Nos dias 1º e 2 de julho, os grupos se apresentam a partir das 19h30. Já entre os dias 3 e 5, as sessões iniciam às 20h, sempre no Ginásio Poliesportivo Dondinho (Travessa do Parque, 1000, Catiapoã) com entrada franca.
Realizado pela Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e com apoio da Associação dos Artistas, o festival tem como objetivo valorizar, difundir e incentivar uma das maiores manifestações populares da cultura brasileira. “A cidade tem inúmeras quadrilhas juninas, nada mais justo incentivarmos esta tradição”, justifica o secretário Amauri Alves.
Além dos nove grupos participantes da mostra principal, haverá também mais quatro coletivos protagonizados pelos jovens atendidos nos Centros de Convivência e Formação (CECOFs) do município. Em ambas categorias, uma comissão julgará as melhores performances desta edição.
As três principais quadrilhas juninas da mostra principal se reapresentarão ao público no domingo (5) e serão contemplados com prêmios e valores de R$ 1 a R$ 3 mil. Por sua vez, o melhor colocado dos CECOFs também será laureado com um troféu. Para entrar no clima junino, barracas de comidas típicas de companhias de dança e do Fundo Social de Solidariedade rodearão o ginásio municipal.
Abertura
A abertura do festival tem início às 19h30, com a dança da Quadrilha da Tia Loirinha (CECOF Parque São Vicente), com o tema ‘Casamento da Chiquinha e do Zé’. Trata-se de uma singela homenagem aos grandes sertanejos brasileiros, um salve ao arraiá, coreografada por Lailton Reis.
Em seguida, o Arraial do Tio Cris agita a plateia com ‘O Fogo e a Paixão de Maria Bonita e Lampião’, em alusão a uma festança histórica do casal e seu bando de cangaceiros em Angicos (RN), com coreografia de Fabiano Moura e Chrislene Pinheiro.
Já o grupo São Pedro Mirim (CECOF Catiapoã) chegará ao ritmo do tema ‘Do quadro vivo a São Pedro pinta Romero Brito’, abordando a “arte da cura” das obras do pintor pernambucano célebre internacionalmente. A coreografia é assinada por César Cardoso dos Santos.
O espetáculo ‘Hoje é dia de Maria e tem festa no arraiá’ completa a noite, com o grupo Arraiá das Flores. Na montagem coreografada por Lailton Reis, Maria Fulo realiza um festejo como promessa à Nossa Senhora por encontrar o seu grande amor.
Confira a programação completa:
Dia 1º – 19h30 – Quadrilha da Tia Loirinha; Arraial do Tio Cris; Grupo São Pedro Mirim; Arraiá das Flores;
Dia 2 – 19h30 – Quadrilha Junina Exposição de Alegria Mirim (CECOF Parque Rumo Novo); Andy & Angel; Quadrilha Paixão da Garotada (CECOF Jardim Pompeba); Romance da Lua Lua;
Dia 3 – 20h – Quadrilha da Tia Valdelice; Quadrilha da Tia Bola; Quadrilha do Tio Chalico;
Dia 4 – 20h – Grupo Fazenda São Pedro; Paixão Caiçara;
Dia 5 – 20h – Reapresentação das três primeiras colocadas.
Deixe um comentário