Julho é o mês dos festivais de inverno em diferentes cidades brasileiras. Confira quatro desses eventos:
Vento Festival de Ilhabela – De 16 a 19 de julho, a Vila da Ilha será o palco da primeira edição do Vento Festival, que trará do tropicalismo ao rock, da psicodelia ao jazz. O evento apresentará 12 bandas autorais e 4 DJs e contará com o rapper Max B.O. como mestre de cerimônias.
Os quatro dias de shows serão gratuitos, de frente para o mar, no centro histórico da cidade. Além de nomes conhecidos, o festival possibilitará que novos artistas apresentem seu trabalho à plateia. Mais informações no site www.ventofestival.com.br
Campos do Jordão – É o maior evento de música erudita do Brasil. A cidade mais alta do país recebe tradicionalmente, nas férias de julho, artistas brasileiros e de fora do país, dezenas de concertos, muitos gratuitos, entre outras atrações que trazem ainda mais charme a este que é um dos principais destinos de inverno do interior paulista, localizado a 167 km da capital paulista.
A 46ª edição do festival acontecerá entre os dias 4 de julho e 2 de agosto, com cerca de 77 apresentações divididas em quatro espaços. A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) fará o concerto de abertura no dia 4.
Vila de Paranapiacaba – A 15ª edição do Festival de Inverno da Vila de Paranapiacaba acontece em dois finais de semana: 18 e 19, 25 e 26 de julho. Na programação, shows de artistas consagrados da música popular brasileira e instrumental, apresentações itinerantes, intervenções de literatura, dança e artes visuais pelas principais ruas da charmosa vila ferroviária, pertencente ao município de Santo André.
A Vila de Paranapiacaba foi erguida no final do século 19 para os trabalhadores da antiga “Estrada de Ferro Santos-Jundiaí” e hoje é tombada pelo Patrimônio Histórico. A vila é cercada pela Mata Atlântica e vive em meio à forte neblina, que só reforça o charme inglês. Fica pouco mais de uma hora de Santos. Toda a programação é gratuita.
Monte Verde – A 3ª edição do Festival de Inverno de Monte Verde acontece de 4 a 25 de julho, quando a charmosa vila do município de Camanducaia, no sul de Minas, será tomada por apresentações de cameratas, orquestras de violas, danças folclóricas e shows de música popular brasileira. Este ano, além das atrações no palco o festival contará com atividades itinerantes ao longo da Avenida Monte Verde e por tradicionais pontos turísticos da vila. Também estão programadas oficinas culturais de dança e de artes plásticas gratuitas.
O destaque da programação será a presença inédita do grupo letão Tarks?i, que toca instrumentos musicais como viola, kokle, flauta, íitaras, bandolim e gaita. É uma homenagem ao fundador de Monte Verde, Verner Grinberg, que veio da Letônia para o Brasil em 1913.