Notícias

Os problemas da superaudição

27/06/2015Da Redação
Os problemas da superaudição | Jornal da Orla
Não é uma condição comum, mas há casos de pessoas que apresentam superaudição, uma capacidade aprimorada para detectar sons que a levam a ouvir, com perfeição, até o ruído de insetos se movimentando atrás de um armário.

De acordo com a presidente da Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido (APIDIZ), a otorrinolaringologista Tanit Ganz Sanchez, pessoas com ouvidos normais conseguem selecionar espontaneamente quais dos vários sons do dia devem receber atenção e quais não devem. Já aquelas que têm um nível de audição muito melhor do que a média, demonstrado pela audiometria, escutam e sentem-se incomodadas com sons que são irrelevantes.

Isso traz desconforto em casa, no trabalho e em ambientes públicos, pois vários sons passam a incomodar. “Como a vida diária é cheia de sons, a superaudição pode até causar o isolamento social, na tentativa de fugir de alguns sons que as pessoas não conseguem ignorar direito”, complementa Tanit.

Misofonia e Hiperacusia – São dois problemas de intolerância a sons frequentemente confundidos com a superaudição. “A Misofonia é uma aversão a determinados sons repetidos, mesmo quando eles são baixos, como a mastigação, o fungar do nariz, o clique de uma caneta e outros” explica a otorrinolaringologista. Já a Hiperacusia é um incômodo com o volume dos sons do dia-a-dia, em que tudo parece mais alto do que realmente é.