Música, dança, artesanato e doces típicos irão reunir a comunidade portuguesa e os moradores da região das 9 às 17 horas, no Largo Marquês de Monte Alegre, ao lado do Santuário do Valongo e do Museu Pelé. A festa, voltada para toda a família, costuma reunir de três mil a cinco mil pessoas e já se tornou tradição na Cidade.
O evento visa resgatar a cultura portuguesa na Baixada Santista e valorizar a forte influência lusitana na formação do povo e da cultura santistas.
A solenidade de abertura do evento contará com a presença do Cônsul Honorário de Portugal em Santos, Armênio Mendes, autoridades locais e representantes de entidades da comunidade.
Na sequência, terá início a programação cultural, que vai até as 17 horas, com 14 apresentações de fadistas, grupos musicais e ranchos folclóricos da região, os quais levarão ao palco modas cantadas e bailadas de diversas regiões de Portugal, com trajes genuínos e utensílios típicos. Um prato cheio para a diversão de portugueses, descendentes, santistas e turistas, que poderão conhecer melhor ou simplesmente matar saudade da rica cultura lusitana.
Os visitantes poderão conhecer um pouco mais da história das bordadeiras do Morro do São Bento, que perpetuam em Santos a arte milenar da Ilha da Madeira e estarão com seus produtos à venda nas tendas.
E, para tornar a festa ainda mais gostosa, também serão comercializados doces portugueses, como os famosos pastéis de Belém, além de bolinhos de bacalhau. Toda a renda obtida na venda desses itens será destinada à Escola Portuguesa, que atende crianças carentes.
Participação
O evento é uma realização do Consulado Honorário de Portugal em Santos e do Conselho das Comunidades Portuguesas, com o apoio da Prefeitura de Santos e da Secretaria Municipal de Turismo.
Confira a programação do evento:
Deixe um comentário