
A Câmara de Santos aprovou em segunda e definitiva discussão o projeto de lei de autoria do vereador Murilo Barletta (PR) que institui no Município a Terapia Assistida por Animais (TAA), popularmente conhecida como Pet Terapia, método de apoio ao bem-estar e ao pronto-restabelecimento dos pacientes internados em hospitais públicos e privados, clínicas, casas de repouso e entidades assistenciais. A proposta segue para sanção do prefeito Paulo Alexandre.
A terapia com animais existe já há algum tempo em diversos lugares do Brasil e do Mundo e os resultados são notoriamente surpreendentes com relação à evolução clínica dos pacientes, fortalecimento da relação homem-animal e afetividade num ambiente hospitalar, contemplando ainda os familiares e acompanhantes. Em Santos, a ONG Dr. Au Au desenvolve voluntariamente esse trabalho de maneira informal no Hospital Guilherme Álvaro (HGA).
“Brincar, interagir com animais e ao mesmo tempo conhecer mais sobre eles é também uma maneira de despertar e externar os aspectos emocionais, transformando o ambiente hospitalar em um espaço mais acolhedor e revertendo esses benefícios e um tratamento mais produtivo e uma melhora no quadro clínico”, ressaltou o parlamentar, lembrando que a Pet Terapia é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CRM) desde 1997.
Pelo projeto, os pacientes terão direito à Pet Terapia mediante prescrição ou aconselhamento médico. “Além do grupo santista, conheci pessoalmente na Capital o trabalho da ONG Patas Therapeutas, que atua em clínicas de idosos e no Hospital Infantil Darcy Vargas, e pude constatar que, assim como no HGA, os bichos fazem a diferença no tratamento das pessoas, levando alegria e descontração num momento em que elas mais precisam”, disse o autor.



Deixe um comentário