Com estrutura ampla e moderna para melhor atendimento às usuárias, inclusive aquelas com limitações físicas, Instituto da Mulher e Gestante já funciona em novo endereço: Av. Conselheiro Nébias, 453. O prédio, de 439,44 m² de área construída, foi entregue sexta-feira (12), após completa reforma para garantir total acessibilidade e ambientes climatizados.
Uma das novidades é a cadeira ginecológica própria para atendimento de pacientes com limitações físicas, que proporcionará mais conforto na consulta médica. “Santos é referência no sistema de saúde regional e esses investimentos vão qualificar o atendimento à população”, disse o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.
Ele destacou, ainda, a reforma e construção de novas policlínicas; das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs); e do Hospital de Clínicas e Maternidade (antigo dos Estivadores), além do programa Mãe Santista.
O secretário de Saúde, Marcos Calvo, ressaltou que o novo Instituto vem coroar o momento de transformação do atendimento voltado à mulher, dentro do conceito de humanização. “Todo o apoio à mulher funciona neste prédio, planejado para isso, propiciando conforto aos profissionais e aos pacientes”.
A mudança do instituto está inserida no PROSaúde, programa que visa dotar a rede municipal de infraestrutura física adequada aos pacientes, oferecer melhores condições de trabalho aos funcionários e buscar soluções para a melhoria do serviço.
Assistência à mulher
Uma equipe multiprofissional, formada por enfermeiros, assistentes sociais, psicólogas, médicos, nutricionistas, técnicos e auxiliares de enfermagem, entre outros, atuará no serviço. No instituto são feitos exames como colposcopia e ultrassonografia e trabalho de apoio às mulheres com câncer ginecológico. Há parceria com hospitais para cirurgias ginecológicas e de reconstrução mamária.
Também é prestada orientação sobre planejamento familiar e feito acompanhamento de mulheres que optam por métodos contraceptivos definitivos. No que refere às gestantes, a unidade concentra o atendimentoàs pacientes de risco, incluindo adolescentes.
No local, continua o atendimento pelo Programa de Atenção Integral às Vítimas de Abuso Sexual (Paivas), que oferece atendimento psicológico, além da profilaxia contra doenças sexualmente transmissíveis.
Funcionamento
Térreo – recepção, sala de espera, banheiros acessíveis, quatro salas de exame, e salas de consulta, de enfermagem, de curativos e de coleta de sangue.
Piso superior – sala de espera, três de exame, cinco de consulta, além de salas de ultrassonografia, do administrativo, de descanso, e de atividades e banheiros acessíveis.
Deixe um comentário