Notícias

Exposição De Médico e Cartunista Todo Mundo Tem Um Pouco acontece no Espaço Cultural Ana Costa

11/05/2015Da Redação
Exposição De Médico e Cartunista Todo Mundo Tem Um Pouco acontece no Espaço Cultural Ana Costa | Jornal da Orla
Dias nublados e chuvosos, típicos desta época do ano, podem não ser tão inspiradores como um pôr de sol na praia durante o verão. Porém, um colorido diferente e bem humorado chega ao Espaço Cultural Ana Costa. O cotidiano, retratado de maneira irreverente, é uma marca de Ronaldo Cunha, que, neste mês, apresenta os seus cartuns na exposição “De Médico e Cartunista Todo Mundo Tem Um Pouco” para o público da Baixada Santista. 
 
A exposição teve a sua estreia em 2010, no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, festival de humor gráfico realizado anualmente desde 1974. Neste ano, o evento ocorrerá entre os dias 22 e 04 de outubro. Além disso, o Salão de Humor realiza outras atividades relacionadas ao tema durante todo o ano como exposições, oficinas e workshops.   
 
Segundo Cunha, o desenho o acompanha desde a infância. “A partir de uma premiação que recebi pela Revista Playboy, em 1987, fui convidado pela publicação para ser colaborador. O desenho de humor ficou ainda mais presente em minha vida”, afirma.
 
A inspiração do artista é espontânea. “Os temas são variados, pois tem referência com o cotidiano. A medicina é, por imposição da minha profissão, um tema dominante”, conta.
 
Os cartunistas Ziraldo e Quino também são referências para o trabalho de Ronaldo. “Admiro-os pela originalidade e plástica, e além de, quando necessário, também fazerem uma crítica feroz aos costumes, meio ambiente e política”, completa. 
 
Ronaldo diz que as duas atividades que exerce não interferem entre si. “Quando sabemos separá-las, sem prejuízo de uma ou de outra, o resultado é satisfatório”, diz.
 
Ao todo, a exposição conta com 19 obras. Os materiais utilizados pelo artista para a composição dos desenhos são o nanquim e o ecoline. “Estas imagens também são trabalhadas em um programa de edição de imagens”, conta.
 
O artista diz que os cartuns possuem temas variados, sem legendas e são de fácil entendimento. “O objetivo maior é o da graça, sem que necessariamente tenham um olhar crítico e contestador – apenas humor”, finaliza.
 
Serviço:
Data: 1º a 31 de maio
Autor: Ronaldo Cunha Dias 
Entrada: Franca
Horário: Todos os dias, das 07h às 21h
Endereço: Rua Pedro Américo, nº42, Bairro Campo Grande, Santos, SP.