Trocar o piso da casa renova os ambientes rapidamente. Esse tipo de obra, porém, costuma ser descartada por causa dos transtornos que o quebra-quebra pode trazer. Uma maneira de evitar o problema é instalar o acabamento novo sobre o antigo, sem removê-lo. Confira quais são os principais materiais utilizados na sobreposição de pisos e escolha o que mais combina com o seu ambiente.
Vinil
É possível instalar este piso sobre superfícies de cimento ou laje de concreto, mármores e granitos polidos, cerâmicas e porcelanatos. Alguns pisos simulam madeira e outros permitem a personalização e inovação das peças. Evite aplica-lo sobre cimento queimado ou madeira. Este material não pode ser usado em banheiros.
Laminado de madeira
É o piso mais comum, podendo ser aplicado sobre madeira, azulejo, porcelanato ou cerâmica. Instale uma manta sobre a superfície antiga para promover o conforto acústico. A aplicação de piso é feita com cola ou em sistema de encaixe. O material não é compatível com carpetes têxteis ou qualquer tipo de forração.
Cerâmica e porcelanato
Podem ser instalados sobre cerâmicas ou porcelanatos antigos, desde que previamente avaliada a existência de infiltrações, peças soltas, quebradas ou descoladas. É importante que a base esteja em boas condições. Remova completamente resíduos como cera, resina ou tinta antes da instalação.
Cimentício
Este material pode ser instalado sobre quase todas as superfícies, desde que estejam limpas e em bom estado. Porém, os acabamentos antigos devem estar bem nivelados e impermeabilizados, caso decida aplicar o cimentício em ambientes úmidos, como o banheiro e a cozinha. Evite instalá-lo sobre pisos de madeira.
Deixe um comentário