Na oportunidade, Yago Guerra, 14 anos, e Luiza Almeida, 12 anos, foram selecionados durante o festival como finalista em uma terceira fase que aconteceu no Lincoln Center, onde só se apresentam os 20 melhores bailarinos de cada categoria.
Além disso, Yago Guerra conquistou o 2º lugar e mais três bolsas de estudos para: Zurich Ballet na Suíça, Houston Ballet no EUA e para o English National Ballet em Londres. Luiza Almeida recebeu quatro propostas de bolsas de estudos: American Ballet Theatre – ABT – EUA, Houston Ballet – EUA, The Rock School – EUA e Escola Estatal de Berlim – Alemanha.
Apenas quatro bailarinos brasileiros foram classificados para a terceira fase do festival, dentre eles, Luiza foi a única menina classificada para representar o Brasil entre as 20 melhores. “As propostas de bolsas são confirmações de um trabalho bem feito, de uma técnica apurada. Podemos ver que estamos no caminho certo para formar futuros profissionais” diz Geyssa Alencar
O festival reuniu aproximadamente 400 solistas de países como França, EUA, México, Rússia, Ucrânia, Alemanha, China, Japão, entre outros.
O bailarino Yago Guerra foi o primeiro bailarino solista da Baixada Santista premiado no exterior, ouro em Berlim e medalha de prata no YAGP. “Foi uma experiência inesquecível. É muita gente boa, cada um falando um idioma, mas em busca do mesmo sonho! Nunca vou esquecer esses dias de competição, só agradeço aos meus professores e ao Balé Jovem por mais essa oportunidade” diz Yago Guerra
Deixe um comentário