O público da terceira idade no Brasil está aproveitando bem o tempo livre para viajar. Isso é o que demonstra pesquisa do buscador Skyscanner, que mostra que, 61% dos entrevistados planejam viajar mais em 2015 do que no ano anterior. Conhecer novos lugares, relaxar e contato com novas culturas são as principais motivações das viagens nesta fase da vida.
De acordo com seu boletim mensal do Ministério do Turismo que mede a intenção de viagem do brasileiro, 32% dos idosos estão dispostos a arrumar as malas nos próximos seis meses. Entre o público que tem até 35 anos, a intenção de viajar se reduz a 22% no mesmo período.
Para o médico geriatra Frederico Berardo, um dos motivos desse aumento de pessoas da melhor idade viajando é que hoje elas possuem mais tempo para se dedicarem ao que gostam, poder aquisitivo e liberdade de escolha, principalmente para planejar a viagem que sempre desejaram. “A vantagem de viajar nessa fase da vida é que as pessoas curtem mais os destinos escolhidos, selecionam melhor o acompanhante e, por serem mais maduras e experientes, não cometem excessos”, acredita.