“Toda mulher que deseja ter um filho precisa redobrar a atenção, principalmente com a alimentação. A gestante precisa consumir ácido fólico – uma vitamina do complexo B presente em espinafre, brócolis, vegetais de folhas verde-escuras, fígado, frutas cítricas e gema de ovo. “A deficiência dessa vitamina pode causar uma má-formação do tubo neural do bebê que está iniciando o seu desenvolvimento dentro da barriga da mãe”, afirma a obstetra Erica Mantelli. Além da alimentação, outros cuidados para ter uma gravidez saudável incluem pré-natal, atividade física regular, não se automedicar, reduzir o consumo de cafeína, parar de fumar e beber álcool e descansar.
OMS alerta para excesso de cesárias
A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta para o número excessivo de mulheres que recorrem sem necessidade à cesariana para dar à luz seus filhos, como o caso do Brasil, onde a cirurgia é adotada em 53% dos partos. Ainda segundo a OMS, outras grávidas com reais necessidades médicas de fazer este procedimento simplesmente não têm acesso à cirurgia. “Em muitos países desenvolvidos e em desenvolvimento existe realmente uma epidemia de cesarianas, mesmo quando não há necessidade médica”, afirmou Marleen Temmerman, diretora do departamento de saúde reprodutiva da OMS. Sobre o Brasil, a OMS não poupa críticas. “O Brasil é o líder mundial”, informou. De acordo com a organização, cesáreas somente devem ser realizadas quando existem “motivos médicos”.
A saúde dos pés
Eles aguentam o peso do corpo, o movimento de locomoção e dão sustentação para as atividades do dia a dia, nem sempre dentro de calçados confortáveis, por isso é preciso reservar um tempo para cuidar dos pés, que são nossos pilares. “Conhecendo os seus pés e sabendo ter os cuidados diários e necessários, como higienização, esfoliação, hidratação e optando por calçados mais confortáveis, com certeza a saúde dos seus pés será duradoura”, explica Cláudia Andréa Olindino podóloga consultora de Footner, da MIP Brasil Farma. Segundo ela, cada desgaste corresponde a um respectivo cuidado: sobrepeso pede atividade física: estresse, reflexologia; aspereza, hidratação; calosidade, esfoliação; desconforto, massagem; relaxamento, escalda-pés.
Deixe um comentário