Em 2014, as Cataratas do Iguaçu registraram 1,5 milhão de visitantes, maior público dos últimos 10 anos. Iguaçu é o segundo parque brasileiro que mais recebe turistas, através apenas do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro. O número de atrativos para quem visita o local vai desde passeios de lança aos pés das cataratas, trilhas pelo parque nacional e sobrevoo panorâmico, até um luau em noite de lua cheia. No local existe ainda um restaurante com vista para o rio Iguaçu, que oferece pratos típicos, como o dourado assado.
Segundo o Ministério do Turismo, o Parque do Iguaçu é um exemplo do grande potencial de natureza que o país possui e uma das unidades de conservação nacional melhor estruturada atualmente para receber visitantes, além de gerar emprego e renda aos moradores da região.
As trilhas são acompanhadas por guias bilíngues que apresentam aos visitantes a rica biodiversidade da região. Durante o passeio no rio, há opção de mergulho com snorkel para observação da vida subaquática.
Itaipu – A apenas 38 km das Cataratas fica a Usina de Itaipu, que recebeu mais de 466 mil turistas estrangeiros no ano passado, também o maior número da última década. Na visita à usina hidrelétrica, os turistas passam pelo interior da barragem, conhecendo todo o processo de captação de água, a passagem pelas turbinas e o retorno das águas ao rio Paraná. O mirante central da usina oferece uma vista panorâmica do vertedouro e da barragem de Itaipu.