Ponto para o juiz Ulisses Augusto Pascolati Junior, do Juizado Especial Criminal (JECrim). Na noite e na madrugada de quarta para quinta-feira, ele atuou no Itaquerão. Julgou rapidamente a situação de cerca de 30 torcedores corintianos, da organizada Estopim da Fiel, de Campinas, flagrados levando ao estádio rojões, bombas de fabricação caseira, armas brancas e barras de ferro, e presos pela Polícia Militar
Três acusados celebraram acordo na hora e devem se manter afastados dos estádios por um ano. Pagaram também multa de R$ 4 mil cada um. Os 27 outros não aceitaram esta pena e vão ser processados. Podem pegar três anos de afastamento dos jogos de futebol e multa.
No final da noite, a PM comemorou o sucesso do esquema de proteção montado para que os ônibus que transportaram os uniformizados do São Paulo não fossem emboscados tanto na ida quanto na volta de Itaquera.
A notícia mostra o ponto absurdo que foi atingido. Uma quadrilha de torcedores vai para o estádio armada como se fosse para uma batalha !!! A PM comemora que não houve emboscada !!!
Não é só lá. A vizinhança da Vila Belmiro, em Santos, também foi palco de batalhas entre torcedores do Santos e do Cruzeiro em 2013 e entre santistas e botafoguenses no ano passado que aterrorizaram os moradores.
Essa aberração só vai ser resolvida com uma política clara e muito rigor. Como aconteceu na Europa.
O jogo com uma torcida só, tese do Ministério Público, não só não reduziu como aumentou a violência entre torcidas na Argentina.
Punir os clubes pelos crimes das organizadas dá certo porque obriga dirigentes a retirar privilégios que ajudam essas quadrilhas a se manter. Afastar dos estádios com apresentação obrigatória na delegacia no horário dos jogos, também. E aplicar a lei para cada episódio de violência.
Ou o futebol brasileiro acaba com a violência dos torcedores ou essa violência acaba com o que ainda resta do futebol brasileiro.
NOTAS
Na Tela
A 6ª rodada do Paulistão tem início no sábado. Às 17h, o São Paulo tenta ecuperar os ânimos diante do Audax, no Morumbi. No domingo, às 16h, o Corinthians visita o Ituano, e o Santos, que pode ter a estreia da joia Lucas Otávio como titular, no lugar do lesionado Alison, enfrenta a Portuguesa no Pacaembu. Mais tarde, às 18h30, o Palmeiras tenta a terceira vitória seguida contra a Penapolense, fora de casa.
Champions League
Nenhum mandante venceu nas partidas de ida, pelas oitavas de final, disputadas nesta última semana. Na terça-feira, o PSG empatou com o Chelsea por 1×1. Shakthar e Bayern de Munique ficaram no 0x0. Na quarta, o Real Madrid, que teve Lucas Silva como titular, venceu o Schalke 04 na Alemanha por 2×0. Basel e Porto, com gol do ex-santista Danilo, ficaram no empate por 1×1. Na próxima semana, os duelos restantes: na terça-feira, o jogão entre Manchester City e Barcelona, além de Juventus e Borussia Dortmund. Na quarta, o Atlético de Madrid visita o Bayer Leverkusen e o Arsenal recebe o Mônaco.
Novo número 1
Embalado após chegar à semifinal do ATP 250 em São Paulo, o tenista João Souza, o Feijão, deverá ser, na próxima semana, o novo número 1 do Brasil. Feijão, ao superar nesta semana o eslovaco Blaz Rola, pelo ATP 500 Rio Open, com muita raça e disposição, deverá chegar ao top 80 do mundo, superando Thomaz Bellucci.
Promissora
Com apenas 18 anos, a tenista paulistana Bia Haddad também está encantando no Rio Open. Já nas quartas de final, a brasileira alcançou a melhor marca de sua carreira. Agora, ela enfrenta a italiana Sara Errani, cabeça de chave número 1 do torneio. Fique de olho! No fechamento desta edição, Feijão e Bia ainda não tinham disputado os jogos de sexta-feira.
Bronze!
A saltadora Fabiana Murer voltou ao pódio em uma competição na Europa. Campeã mundial em 2011, ela faturou a medalha de bronze no XL Galan, em Estocolmo.
Falso moralista
Quem convive com o médico Odílio Rodrigues, ex-presidente do Santos, não tem a menor dúvida sobre a integridade, a decência e a retidão de caráter dele. Ponto. O psiquismo humano, entretanto, apresenta uma armadilha que muita gente conhece. Que é fácil de perceber. Quem não tem certos valores internamente, também não consegue reconhecer esses valores em outras pessoas. Assim, acusações e insinuações contra Odílio Rodrigues podem revelar muita coisa sobre o caráter. Do acusador.
Maledicência e suspeição
Um conselheiro do Santos, Celso Leite, postou nesta semana numa rede social, uma foto de uma casa em Itu de propriedade do ex-presidente Odílio Rodrigues. Fez insinuações sobre o valor. Não explicitou na postagem o nome do proprietário. O acusador faz parte do Conselho Fiscal. Não é presidente. Mas faz parte. Como membro do CF, fica automaticamente sob suspeição a isenção do conselheiro para a execução do parecer sobre as contas do clube no exercício de 2014, na presidência de Odílio. Os advogados do ex-presidente estudam acionar o conselheiro criminalmente por difamação.
Nó tático
Na quarta-feira (18), o Corinthians venceu o São Paulo, pela fase de grupos da Libertadores, com extrema eficácia e facilidade. O 4-1-4-1, com Danilo flutuando na frente, armado por Tite, não deu chance nenhuma ao esquema armado por Muricy Ramalho. A entrada de Maicon no meio-campo e o deslocamento de Michel Bastos para a lateral esquerda não surtiram efeito. Alan Kardec e Luís Fabiano não se entenderam no ataque e Ganso, bem marcado, foi anulado. Ponto para Tite.
Solidez
O Campeonato Brasileiro de 2014 teve como melhor defesa o Grêmio, com 24 gols sofridos. Na sequência, vieram os rivais Corinthians e Santos, respectivamente, com 31 e 35 gols. No início desse Paulistão, a dose se repete: em cinco jogos, os Alvinegros levaram apenas um gol.