O ano nem começou e as atenções, além do verão, estão para o Carnaval, que acontece daqui a praticamente um mês. Este ano a festa mais popular do Brasil será realizada entre os dias 13 e 17 de fevereiro.
E quando se fala em Carnaval, a primeira cidade que vem à cabeça é o Rio de Janeiro, com os desfiles milionários das escolas de samba.
Mas o Rio de Janeiro tem programação desde agora para quem está reservando alguns dias de descanso na cidade. Não é necessário ir ao Sambódromo para sentir um pouco do clima carnavalesco, pois as escolas de samba da cidade abrem suas quadras para que os turistas possam assistir ao ensaio.
Desfiles no Sambódromo
O sambódromo mais conhecido do mundo recebe cinco dias de desfiles, embora somente três recebem a atenção mundial, são quando desfilam as principais escolas de Samba, as que estão no Grupo Especial.
Este ano os desfiles do principal grupo acontecem nos dias 15 e 16 de fevereiro, respectivamente domingo e segunda-feira. Na sexta (13) e sábado (14) acontecem o desfile das 12 escolas que pleitam uma vaga no grupo especial, é o grupo de acesso. E na terça (17) desfilam as escolas de Samba mirim. O desfile das campeãs, em que desfilam as seis primeiras colocadas do grupo especial e a campeã do grupo de acesso acontece no sábado seguinte, dia 21.
Ensaios nas Quadras
Cada escola de samba do Rio tem sua quadra, local onde, ao longo do ano, vários eventos da comunidade ocorrem , tais como almoços nos fins de semana, feijoadas (a da Portela ocupa um lugar de destaque neste item, mas as outras escolas também oferecem esta iguaria culinária), shows de cantores populares, além de projetos comunitários visando principalmente à infância e à terceira idade.
No período de carnaval, as quadras abrem suas portas e, a partir da escolha do samba, todas as semanas, as quadras recebem visitantes que aprendem a cantar o samba escolhido, se divertir e é claro, sambar muito a noite inteira. Estes eventos contam com a participação dos principais elementos das escolas, como a bateria, interpretes e a Velha Guarda. Vale a pena ir ao menos uma vez. Não espere encontrar instalações luxuosas ou muito confortáveis, mas a festa é garantida. O visitante pode ir à quadra de qualquer escola. As mais conhecidas: Mangueira, Salgueiro, Unidos da Tijuca e Vila Isabel estão localizadas dentro de uma distância que pode ser feita de táxi a um preço bastante razoável, partindo da Zona Sul da cidade.
Chegar cedo à quadra vai com certeza lhe garantir melhores lugares, mas prepare-se para aguardar um pouco até o clima esquentar, pois a maioria dos participantes costuma chegar somente após a meia-noite. Geralmente, a entrada varia entre R$ 30 e R$ 50 por pessoa.
Dias e Horários dos ensaios nas quadras
BEIJA-FLOR – Pracinha Wallace Paes Leme, 1025 – Nilópolis
Quintas, 21h
GRANDE RIO – Colégio São José – Av. Presidente Kennedy
Sextas, 22h
IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE – Rua Professor Lacê, 235 – Ramos
Domingos, 20h
IMPÉRIO SERRANO – Av. Ministro Edgard Romero,114 – Madureira
Sábados, 23h
MANGUEIRA – Rua Visconde de Niterói, 1072 – Mangueira
Sábados, 22h
MOCIDADE – Rua Coronel Tamarindo, 38 – Padre Miguel
Sábados, 22h
PORTELA – Rua Clara Nunes, 81 – Madureira
Quartas, 20h, e Sextas, 22h
PORTO DA PEDRA – Rua Lúcio Tomé Feteira, 290 – São Gonçalo
Quartas, 20h
SALGUEIRO – Rua Silva Teles 104, – Tijuca
Sábados, 22h
UNIDOS DA TIJUCA – Av. Francisco Bicalho,, 47 -São Cristóvão
Sextas e Sábados, 20h
VIRADOURO – Av. do Contorno 16 – Barreto – Niterói
Terças, 20h e Sábados, 22h
VILA ISABEL – Av. 28 de Setembro 382 – Vila Isabel
Terças, 20h, e Sábados, 22h