Roteiros Nacionais

Réveillon em alto estilo

26/12/2014
Réveillon em alto estilo | Jornal da Orla
A entrada de um novo ano é sempre motivo de comemoração, já que carrega o simbolismo e a esperança de que novos e prósperos tempos virão. Há espetaculares queimas de fogos de artifícios, as pessoas vestem-se de branco, fazem simpatias e, se estiverem à beira-mar, pulam as sete ondas para mandar a ziquizira embora. No Brasil, o réveillon acontece em clima de forte calor, muita festa e energia, mas em outras cidades do mundo as comemorações de Ano Novo também se tornaram atração turística.
 
Rio de Janeiro – Brasil
A praia de Copacabana tem o réveillon mais famoso do Brasil e uma das maiores queimas de fogos do mundo, além de shows ao vivo e oferendas à deusa do mar, Yemanjá. Os quatro quilômetros da orla de Copacabana recebem anualmente uma média de 2 milhões de pessoas, além dos passageiros a bordo dos transatlânticos que ficam ancorados em frente à praia para acompanhar o espetáculo. Outra opção, bem sofisticada, é acompanhar a queima de fogos do alto do Morro da Urca. 
 
Nova York – EUA
A badalada festa de réveillon da cidade é na Times Square, onde as pessoas chegam ainda de manhã para garantir um espaço privilegiado. A cerimônia conta com shows, queima de fogos e a Times Square New Year’s Eve Ball Drop, a grande bola colorida que começa às 23h59 sua descida do topo do prédio One Times Square,  fazendo a contagem dos segundos finais de 2014 e celebrando o começo de um novo ano.
 
Paris – França
As festividades se concentram na famosa avenida Champs-Élysées e na Torre Eiffel, onde há queimas de fogos. Esta é uma época de muito frio ma Cidade-Luz, mas nada que ofusque o glamour da capital francesa.
 
Berlim – Alemanha
Os alemães também são festeiros e a comemoração, em um trecho de 2 km entre o portão de Brandenburgo e a Coluna da Vitória, na capital Berlim, não tem hora para acabar, com bandas ao vivo, queimas de fogos e atrações de parque de diversão.  É uma mistura de fogos de artifício, luzes, música e cerveja. Uma grande discoteca ao ar livre costuma ser formada, convidando para dançar até o amanhecer.


 
SidneyAustrália
O Ano-Novo chega primeiro na Austrália, que nesta época do ano está 13 horas à frente do Brasil, e Sydney tem todas as atenções na virada: seu show de fogos é considerado um dos mais belos do planeta. A festança coincide com o auge do verão australiano, que tem dias longos e quentes. Sidney faz duas queimas de fogos, uma às 21h do horário local e outra à 0h. O desfile “Harbour of Light” é um dos pontos altos da festa, com embarcações iluminadas que clareiam a enseada.
 
Nova Orleans – EUA
Considerado um dos melhores destinos turísticos dos Estados Unidos, Nova Orleans, capital da Luisiana, é uma América um tanto diferente. Das raízes francesas, com toques caribenhos e forte influência negra, floresceu uma cultura que nos brinda com uma musicalidade pouco vista em outros lugares do mundo. A festa da virada em Nova Orleans é embalada pelo agito nos bares, shows ao ar livre e muito jazz, além de queima de fogos de 15 minutos na beira do rio Mississipi.
 
Reykjavik, Islândia
A capital da gélida Islândia – país onde se localiza boa parte da Lapônia, a terra oficial do Papai Noel – tem dias extremamente curtos durante dezembro e os islandeses comemoram o novo ano com queima de fogos e fogueiras comunitárias, com todos comendo, bebendo, dançando e levantando brindes. A maioria dos bares e pubs fica aberta até o amanhecer e, com um pouco de sorte, pode-se deslumbrar a visão da Aurora Boreal.