Santos

Estado autoriza início das obras de dois conjuntos habitacionais

23/12/2014
Estado autoriza início das obras de dois conjuntos habitacionais | Jornal da Orla
Mais dois conjuntos habitacionais serão erguidos na Cidade, com capacidade para 338 famílias. No sábado (20), o governador Geraldo Alckmin assinou a ordem de serviço para início imediato das obras da Vila Santa Casa (Santos ‘T’) e do São Manoel (Santos ‘O’), no valor aproximado de R$ 40 milhões. O ato ocorreu durante a entrega da unidade do Via Rápida Emprego e do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos – Ceeja Professor Arquimedes José Bava, na Zona Noroeste (Avenida Afonso Schimidt,1171, Castelo).
 
“As pessoas terão um apartamento novo para morar e com mais qualidade de vida. O prazo de conclusão dos empreendimentos será de 18 meses”, comentou o governador ao assinar o documento. Segundo o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, a conquista é histórica para o muncípio.
 
Na ocasião, as autoridades destacaram o início recente (há 60 dias) das obras do conjunto habitacional Santos ‘R’, no Cruzeiro do Sul (Morro da Nova Cintra), para beneficiar mais 326 famílias, além da parceria  entre Prefeitura com Governo do Estado que destinou recursos para compra de outra área para habitação. “Estamos comprando o maior terreno da Zona Noroeste disponível hoje, com 38 mil m², para constuir 1.456 unidades. Será o maior conjunto habitacional da cidade”, disse o prefeito.
 
Vila Santa Casa
Com projeto arquitetônico, urbanístico e executivo da Cohab Santista, que também doou o terreno  para a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), o conjunto Vila Santa Casa será erguido na Avenida Senador Feijó, 811, na Encruzilhada.
 
O prédio de 20 pavimentos terá apartamentos de dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Das 133 unidades habitacionais, 114 serão de 54,70m², e outras 19, de 58,46m². Neste conjunto haverá ligações individuais de água e de gás, automação das bombas do reservatório d’água e sensor de presença nas áreas comuns.
 
No térreo, os moradores encontrarão salões de festas e de jogos, centro comunitário, brinquedoteca, bicicletário, quadra esportiva, playground e quiosque com churrasqueira.
 
Depois de assistir aos anúncios, a líder comunitária Aldenora Maria de Jesus, 76 anos, disse que nunca perdeu a esperança. “Estou tão alegre, tão em paz. A luta por essa conquista vem de longe e agora vamos realizar o nosso sonho”.
 
São Manoel
Na confluência das ruas Feliciano Narciso Bicudo e Francisco Meira será construído o conjunto para 205 famílias do bairro São Manoel. Em terreno da União serão erguidos cinco prédios, de quatro pavimentos cada.
 
Cento e cinco unidades terão dois dormitórios, outras 96 terão três e quatro delas um dormitório. Os apartamentos contarão com sala, cozinha, banheiro e área de serviço, com tamanho que poderá variar de 38,55m² a 60m². As obras estão orçadas em R$ 22.888.898,72.