Os espaços ganham churrasqueiras, pias e até área de estar. Mas como aproveitar todos os ambientes e ainda conservar os materiais?
Churrasqueira
De acordo com a designer de interiores Lorenza Bruneli, consultora da Telhanorte, é aconselhável utilizar modelos pré-moldados, pois além de possuir um custo mais acessível, são práticos e não demandam do profissional para realizar a instalação. “A churrasqueira pode contar ainda com acabamentos que imitam madeiras e pedras como canjiquinha e tijolinho aparente”, explica Lorenza.
Fumaça, não!
Coloque a churrasqueira em um espaço que facilite de saída da fumaça. Se não possuir o local, insira um exaustor para sugar e evitar que entre nos cômodos do apartamento.
Móveis
A composição do espaço deve levar em consideração o conforto e a praticidade na preparação dos alimentos. “Para deixar o ambiente funcional, a dica é investir em bancadas próximas da churrasqueira, além de nichos, gabinetes suspensos ou prateleiras para guardar louças e objetos. Se não houver espaço para mesa, a solução é montar outra bancada, com banquetas para receber amigos e familiares. O acabamento das bancadas e do piso pode ser feito com revestimentos e porcelanatos rústicos, que imitam elementos naturais como pedras e madeiras “, explica a especialista.
Peças essenciais
Opte pela pia de mármore que facilita o manuseio dos alimentos. Outra peça que não pode faltar são as prateleiras para colocar os potes organizadores. Caso prefira cadeiras que tenham estofados, não utilize os de pano para que não fiquem com cheiro.
Decoração
O toque final do ambiente fica por conta da iluminação e dos acessórios decorativos. “Vale a pena caprichar em um projeto de iluminação para que a varanda possa ser utilizada também de noite. Além disso, a utilização de plantas é fundamental para dar um toque especial ao ambiente”, conclui Lorenza.