Neste domingo (7), às 19h, o Santuário Santo Antônio do Valongo inaugura a 21ª Exposição de Presépios Internacionais. O evento tem o objetivo de reavivar em cada visitante a importância do significado do nascimento de Jesus. Na abertura, haverá missa solene realizada pelo bispo coadjutor de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa.
A mostra conta com mais de 80 presépios, que fazem parte dos acervos de franciscanos, colecionadores, artistas e de pessoas da comunidade. Entre os materiais utilizados estão cerâmica, madeira, sal, alguns são talhados em vela, moldados em barro ou feitos com bonecos de pano. Cada um representa a cultura de uma região do Brasil, como Minas Gerais, Bahia, Sergipe, além de países como Itália, Portugal e Alemanha.
Os destaques desta edição são o presépio criado a partir de varetas de cortinas recicladas e o à base de resina em cima de sal grosso, que muda de cor conforme a aproximação do visitante. A exposição é inspirada em uma tradição antiga entre os franciscanos. O primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis no século XIII, em Greccio, na Itália.
Idealizada pelo Frei Rozântimo, com o apoio de Frei André, reitor do santuário santista, a exposição internacional já se tornou parte do calendário de atrações da cidade. Na edição do ano passado, 7 mil pessoas passaram pelo local.
A visitação acontece até 26 de janeiro, de terça a domingo, das 8h às 18h. O endereço do Santuário Santo Antônio do Valongo é Largo Marquês de Monte Alegre, 13, Centro. A entrada é franca.