Datas Comemorativas

Cuidados na hora de instalar a iluminação de Natal

05/12/2014
Cuidados na hora de instalar a iluminação de Natal | Jornal da Orla
O uso de luzes para enfeitar e iluminar residências, comércios e ruas das cidades é tradição no Natal. Nesta época, em que as árvores são adornadas com pisca-piscas das mais variadas cores  e as fachadas decoradas com recursos cada vez mais criativos e sofisticados, é preciso ficar atento aos cuidados com a segurança na instalação desses equipamentos. 
 
Para que os enfeites não sejam a causa de acidentes, como choques elétricos, incêndios e curtos-circuitos, alguns cuidados devem ser adotados na hora da instalação, manutenção e operação. “Antes de começar a instalar as luzes de Natal, procure um eletricista qualificado para abrir o quadro de força de sua casa e verificar todas as conexões de cabos. Uma fiação defeituosa ou solta, somada a uma sobrecarga adicional devido aos acessórios instalados nesta época, é uma causa comum de danos graves, como o superaquecimento, choques e até a queima da fiação elétrica e consequente incêndio da casa”, diz o gerente de Serviços de Campo, da CPFL Piratininga, Ariley Dario da Cunha.
 
O especialista indica que o consumidor sempre compre enfeites de qualidade, certificados pelo Inmetro. Na decoração externa, o ideal é o uso de enfeites à prova d’água, que devem ser instalados distantes da rede elétrica da CPFL e bem afixados, de forma que não arrebentem durante um temporal.
 
Perigos na iluminação interna
Dentro de casa, a preocupação deve ser com as crianças, que não devem ter acesso liberado à árvore de Natal.  Outro erro bastante comum é o uso de benjamins ligados a vários aparelhos. Isso pode provocar sobrecarga na tomada, resultando em curto circuito. Por serem fontes de calor, as luzes precisam de acompanhamento contínuo e devem ser desligadas quando não houver alguém em casa ou quando as pessoas estiverem dormindo. 
 
“Assegure-se de que todas as extensões elétricas, luzes de Natal e enfeites atendem a todas as normas de segurança elétrica. O ideal é que todos esses acessórios tenham fusíveis de proteção para isolar uma falha local de instalação sem afetar o circuito completo da casa. Finalmente, não faça nenhuma instalação se você não tem conhecimento. O correto é contratar um profissional habilitado para orientá-lo na aquisição de dispositivos e para realizar a instalação” informa Ariley.
 
Escolha das lâmpadas
É possível encontrar enfeites luminosos de Natal à base de LEDs (Light Emitting Diode) no mercado, porém a um preço mais salgado. Se puder optar por eles, os benefícios são brilho mais intenso, vida útil maior, pequeno consumo de energia. Além disso, elas esquentam menos do que as lâmpadas convencionais, o que diminui o risco de o calor incendiar artigos inflamáveis.