Com a realização do segundo Dia D, ocorrido no sábado (22), Cubatão chega a uma cobertura vacinal de 68,76% (de 8.372 doses) contra a poliomielite e 70,20% (de 7.379), contra o sarampo. Cerca de 10% (9,87) da cobertura já atingida foi complementada no sábado, com as maiores demandas acontecendo na UBS Jardim Nova República (156 doses) UBS Jardim Casqueiro (206) e no Posto Central de Imunização, onde foram aplicadas 289 vacinas.
“Por ser o segundo Dia D Nacional, o movimento nos postos fica bem abaixo do normal. Mesmo assim foi importante para a ampliação da nossa cobertura. Aqui no Posto Central, a demanda foi dentro da expectativa para uma continuação de campanha. Que os pais e/ou responsáveis continuem trazendo as crianças. Esperamos agora atingir a meta”, explicou a enfermeira Milena Schlitchting, responsável pelo setor de Imunização (vacinas) do Serviço de Vigilância Epidemilógica (SVE).
“Muito importante essa imunização. E que bom que a campanha possibilitou mais um ‘Dia D’, Uma boa chance de vir num sábado. Foi prático, aqui pertinho de casa. Valeu a pena”, comentou Lineide Gomes Bohnestenguel (34 anos), mãe de Nikolas Bohnestenguel, de 3 anos e 7 meses, que compareceu durante a tarde à UBS 31 de Março. Na mesma unidade também esteve Marilene Maria da Silva (44 anos), que levou filha de 3 anos, Raquel Maísa. “Realmente, uma boa oportunidade, pois, no meio da semana, é bem mais difícil para mim. Gostei”, disse a mãe.
Já o Posto Central de Vacinação, na Av. Martins Fontes, na Vila Nova, recebeu um bom contingente, com a unidade bastante movimentada durante todo o dia. Entre eles, o casal Renato de Oliveira Correa (35 anos) e Sheila Soares Santos (28 anos), conduzindo a filhinha, Maria Clara Soares, de anos. “É bom participar dessa fase da criança. Ela fica mais confiante para vir, e ajuda a entender a necessidade da vacina”, explicou o pai. “Ela gosta, e acaba virando um programa em família prá gente”, complementou a mãe.
“Eu vim tomar a gotinha”, chegou dizendo, todo entusiasmado, o garotinho Vinícius de Figueiredo Suzuki, 4 anos, fazendo questão de exibir sua camisa de super-heróis (Os Vingadores). Ele não sabia que uma segunda vacina o esperava, e não era em gotas. Ao chegar à sala, cumpriu tranquilamente a primeira etapa. Tomada a dose, toda a empolgação inicial foi embora. E quem teve de fazer o papel de super herói, neste caso, foi o pai, Vinícius da Silva Suzuki, de 30 anos, que teve trabalho para convencê-lo a receber a injetável tríplice viral (que imuniza contra sarampo, caxumba e coqueluche).
“Faz parte. Nem eu sabia. Eu o disse que era só a gotinha. Ao chegar aqui, fui informado e logo imaginei que haveria certa resistência. Ele é ‘tinhoso’. Mas no final deu tudo certo. Missão cumprida para pai e filho”, relatou Vinícius (pai). Ele disse que no primeiro ‘Dia D’ estava trabalhando e também achou importante ter uma segunda chance para o seu filho. “Durante a semana ele estuda, e eu trabalho. Fica um complicado para quem tem pouco tempo. Então, esse segundo sábado foi primordial para que eu o trouxesse (no Posto Central de Vacinação)”, completou.
Sequência em nove postos – Conforme a Chefe do SVE, Ana Cristina Alegria, a campanha prossegue em nove postos fixos, que funcionam em dias úteis, das 8 às 16 horas, para esse fim. “O trabalho continua. Os postos estão funcionando, e vamos em busca da meta”, reforça Ana Cristina.
Relação dos Postos Fixos (das 8 às 16 horas)
1 – POSTO CENTRAL DE VACINAÇÃO (ao lado do PS Infantil)
Endereço – Av. Martins Fontes, 132 – Vila Nova.
2 – UBS JARDIM 31 DE MARÇO
Endereço: Rua Antonio Simões de Almeida, s/nº.
3 – UBS ÁREA 5
Endereço: Rua Manoel Leal, s/nº – Jardim São Francisco.
4 – USF VILA SÃO JOSÉ
Endereço: Av. Bandeirantes, s/nº.
5 – UBS JARDIM NOVA REPUBLICA
Endereço: Av. Deputado Esmeraldo Tarquínio, s/nº.
6 – UBS JARDIM CASQUEIRO
Endereço: Rua Espanha, s/nº.
7 – USF JARDIM CARAGUATÁ
Endereço: Rua Feud Farah, s/nº.
8 – USF VILA DOS PESCADORES
Endereço: Rua Santa Júlia, s/nº.
9 – USF COTA 200
Endereço: 2ª Passarela da Via Anchieta km 50, s/nº – na Cota 200.
Deixe um comentário