Durante visita a Santos nesta semana, para entrega de 160 apartamentos do Conjunto Habitacional da Caneleira, o governador Geraldo Alckmin anunciou reforços na segurança e investimentos em saneamento básico para a Baixada Santista. A Operação Verão da Polícia Militar, que começa em 15 de dezembro e segue até o final de fevereiro, contará com 1.862 policiais militares e mais 134 viaturas, que serão enviados à região.
Alckmin garantiu também que, até o fim de 2016, todos os imóveis da Baixada Santista contarão com 100% de água tratada e esgoto coletado e tratado. Segundo o governador, a Sabesp investiu R$ 500 milhões só em coleta e tratamento de água na região, com a Estação de Tratamento de Água (ETA) Mambu/Branco, em Itanhaém, e a ETA Jurubatuba, em Guarujá.
Água
Alertando para o uso racional da água, o governador disse que não haverá diminuição de vazão da Represa Billings para a Usina Henry Borden, que fornece parte da energia do Porto de Santos e Complexo Industrial de Cubatão.
Além disso, revelou a existência de estudos que têm o objetivo de dessalinizar a água do mar, como já acontece em nove estados do Brasil. Um processo complexo e caro que, segundo Alckmin, envolve o transporte da água entre a Baixada Santista e o Planalto.
Habitação
Os apartamentos do Conjunto Habitacional Caneleira entregues pelo governador são destinados às famílias do Dique Vila Gilda, um dos maiores assentamentos em palafitas do País. Esses 160 imóveis são os primeiros dos 680 que fazem parte do Projeto Desenvolvimento Sustentável do Litoral Paulista. Os apartamentos restantes serão entregues até agosto de 2015.
Deixe um comentário