Teatro

Peças internacionais podem ser vistas de graça no Teatro do Kaos

07/11/2014
Peças internacionais podem ser vistas de graça no Teatro do Kaos | Jornal da Orla
Na próxima quinta e sexta-feira, dias 13 e 14, respectivamente, o palco do Teatro do Kaos, em Cubatão, sediará a programação do IX Circuito de Teatro em Português na Baixada Santista.
 
Com início às 20 horas e entrada gratuita, no dia 13, as companhias Grupo Lareira (Moçambique) e Chão de Oliva (Portugal) apresentam o espetáculo A Nova Aragem. Com texto de Sérgio Mabombo (Grupo Lareira) e encenação de João Alvim (Chão de Oliva), a montagem conta a história de um casal africano que descobre em suas terras uma enorme quantidade de gás e petróleo. Entretanto, seus planos de riqueza são atrapalhados por forças ocultas e maldições de antepassados. História, cultura e tradições do povo africano são mostradas nessa intrigante apresentação. Com duração de 70 minutos e interpretação de Diaz Santana e Sílvia Mendes, a classificação etária é de 12 anos.
 
Já no dia 14, o Grupo Teatral Craq’ Otchod, de Cabo Verde, apresenta Esquizofrenia. Com classificação etária de 14 anos, texto e encenação de Edson Fontes e interpretação de Renato Lopes, a montagem, que tem 55 minutos, faz uma reflexão sobre os estigmas sociais relacionados à esquizofrenia. Com o tema Cuidar sim, excluir não, o texto mostra as mudanças de paradigmas da saúde mental, que antes acreditava que era necessário isolar para conhecer e tratar.
 
Iniciado no início deste mês, o IX Circuito de Teatro em Português tem por objetivo promover o intercâmbio cultural entre Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau e Timor Leste buscando o estreitamento das relações artísticas e o reconhecimento de nossas diferenças e igualdades culturais.
 
A programação segue até o próximo dia 20, com apresentações na Capital, Interior e Litoral (apenas no Teatro do Kaos). Ao todo, 14 grupos participam do evento, totalizando 40 apresentações. Em comemoração aos 800 anos da Língua Portuguesa, o circuito conta ainda com oficinas e seminários culturais. Compondo o evento, o teatro do Kaos abriu a programação do segundo dia, no teatro João Caetano, em São Paulo, emocionando o público com o espetáculo Os Sapatos que Deixei pelo Caminho, que fez temporada em Cubatão e São Paulo. Mais informações sobre a programação podem ser obtidas no www.circuitodeteatroportugues.com.br. O teatro do Kaos fica na Praça Coronel Joaquim Montenegro, 34, Largo do Sapo, Centro, Cubatão (próximo ao 1º DP).