Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) disputam, quase que voto a voto, o direito de ir ao segundo turno contra a presidente Dilma Rousseff (PT), que tenta a reeleição. Pesquisas divulgadas quinta-feira (2) pelos dois principais institutos, Datafolha e Ibope, apontam disputa acirrada pelo segundo lugar, com ligeira vantagem para Marina Silva. A candidata do PSB tem uma vantagem de 5 pontos (24% a 19%) pelo Ibope e de 3 pontos pelo Datafolha (24% a 21%). Já Dilma aparece com 40% nos levantamentos realizados pelos dois institutos.
PT prefere Aécio
A tática do PT ficou demonstrada no último debate entre os candidatos realizado na noite de quinta-feira (2) pela TV Globo: o partido prefere enfrentar Aécio no segundo turno, daí o motivo por que Dilma procurou polarizar com o tucano. Não é segredo algum: num embate com Aécio, a equipe da presidente vai usar um argumento que já deu resultado em eleições passadas: será o discurso dos pobres, que o PT usa, contra os ricos, que vão atribuir a Aécio.
Contra Marina, o marqueteiro petista João Santana sabe que esse discurso não vai colar: afinal, a candidata do PSB tem uma trajetória de vida difícil, bastante semelhante à de Lula e a estratégia terá de ser diferente, haja vista que Marina pode avançar entre o eleitorado de renda mais baixa.
Mas o fato é que Marina apanhou bastante no horário político gratuito, tanto do PT, como do PSDB, e vem caindo, enquanto Aécio Neves vem subindo. Resta saber se o tucano terá fôlego suficiente para ultrapassar Marina na reta final. Neste domingo, saberemos.
Alckmin deve ser reeleito no primeiro turno
Ao contrário da corrida presidencial, a disputa para o governo de São Paulo está praticamente definida. Salvo um fato novo de grande relevância, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) deve ser reeleito no primeiro turno. Pesquisa divulgada quinta-feira (2) à noite pelo Instituto Datafolha revela que o tucano tem 50% das intenções de voto, contra 22% de Paulo Skaf (PMDB) e 11% de Alexandre Padilha (PT). Gilberto Natalini (PV), Laércio Benko (PHS) e Gilberto Maringoni (PSOL) obtiveram 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Os indecisos somam 7% e outros 7% pretendem anular o voto.
Para o Senado, Serra mantém vantagem
Já na disputa pelo Senado, o candidato tucano José Serra (PSDB) segue na frente com 39% das intenções de voto contra 33% do petista Eduardo Suplicy. Em terceiro lugar está o ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD) com 8%, segundo o Datafolha.
Deixe um comentário