A Rádio Jornal da Orla/Digital Jaz em parceria com a L&P Excursões Culturais vai levar um seleto grupo para São Paulo, no dia 06 de setembro, Sábado, para assistir, a uma das peças mais comentadas da atualidade. Trata-se do musical “Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos”, no Teatro FAAP.
O repertório do espetáculo apresenta as famosas músicas e letras que o genial Chico Buarque compôs para peças de teatro e filmes, onde os atores / cantores vivem personagens interessantes e apresentam a incrível experiência do teatro dentro do teatro.
Uma história que recria as experiências e relacionamentos de uma trupe de teatro mambembe que circula com suas simpáticas carroças e canastras pelas diversas partes do nosso país.
E foi a forma que a dupla premiada de diretores, Charles Moeller e Claudio Botelho (que inclusive participa da peça como o diretor da Companhia), encontrou para comemorar os 70 anos de vida de um dos maiores nomes da nossa MPB.
A inspiração para a montagem da peça veio da grande inventividade do compositor e intérprete, que criou personagens célebres, como a famosa “Geni” e “o meu Guri”.
E, para eles, Chico Buarque é “um grande mestre da canção a serviço da narrativa”.
O espetáculo apresenta, de forma surpreendente e dinâmica, cerca de 50 canções escolhidas criteriosamente para compor a dramaturgia musical e é impossível não se emocionar a cada uma delas. Este será o primeiro espetáculo que a L&P Excursões Culturais oferecerá para o público de Santos. Trata-se de uma iniciativa que faltava em nossa região, que sempre está interessada nas grandes atrações culturais.
Os responsáveis irão organizar, todos os meses, excursões para espetáculos musicais, teatrais (voltados para o público adulto e infantil), além de visitas a museus, com as melhores exposições em cartaz.
O grande diferencial desta nova opção cultural, está no fato de os profissionais envolvidos terem grande conhecimento junto aos atores, diretores, produtores e as melhores casas de espetáculos e teatros, o que possibilita a reserva dos melhores assentos, além da comodidade do transporte seguro em vans executivas com ar condicionado, para o trajeto Santos/São Paulo/Santos.
E também não deixa de ser uma forma de relacionamento, com a possibilidade de conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos. E é bom sempre lembrar que a causa cultural tem o raro poder de aproximar as pessoas.
Maiores informações com Fernando Polaco em horário comercial pelo telefone (13) 3234-6280 ou pelo email [email protected]
Viva a cultura !!! Viva a música !!! Viva Chico Buarque !!!
Marcos Valle -“Jet – Samba”
Um dos shows mais marcantes, e emocionantes, a que assisti na minha vida, foi em Búzios, na praça central da cidade, quando Marcos Valle estava lançando o CD Jet – Samba, pelo selo Dubas Brasil (2005), um disco memorável da sua carreira. Aquele show foi cercado de vários ingredientes especiais: fazia muitos anos que Marcos Valle não retornava a Búzios, cidade para ele muito especial, e onde na juventude, ao lado do irmão Paulo Sérgio, se hospedava com frequência para surfar e namorar. E também pelo show ter sido realizado num espaço público e democrático, e ali um numeroso público formado por jovens, crianças e adultos, pôde ter contato com a música inspirada e iluminada de Marcos Valle. Impossível não se emocionar. Jet – Samba é um disco instrumental e que fez muito sucesso aqui no Brasil e também no exterior e que considero como um dos mais belos trabalhos desse fantástico músico que é Marcos Valle.Ele fez uma releitura de temas mais antigos e apresenta temas inéditos ao lado de um time de músicos de primeira linha como Alberto Continentino no contrabaixo, Renato Calmon na bateria, Armando Marçal na percussão, Jessé Sadoc no trompete e Flugelhorn, Renato Franco nos saxofones e flauta, Aldivas Ayres no trombone e Jacques Morelenbaum no cello. O timbre inconfundível do seu piano Fender Rhodes contagia com deliciosos arranjos recheados de “grooves” e muito balanço. Destaco as releituras de “Selva de Pedra” (que foi tema de novela) e “Bar Inglês” e mais “Adam’s Hotel”, “Jet-Samba”, “Posto 9”, “Campina Grande” e “Brasil/México”, verdadeiras obras primas. Marcos Valle voou bem alto em Jet – Samba.
Rever novamente Marcos Valle, no próximo final de semana, esta vez na praia de Pipa na Edição 2014 do Fest Bossa & Jazz e ao lado de Roberto Menescal, com certeza será outra incrível emoção.
Sergio Mendes -“Timeless”
Ousadia e coragem são dois adjetivos que podem ajudar a descrever o trabalho “Timeless”, lançado em 2006 pelo selo Concord, pelo genial Sergio Mendes.
Um divisor de águas na sua já vitoriosa carreira desenvolvida na maior parte nos Estados Unidos, e que possibilitou a inclusão da Bossa Nova no restrito e seleto mundo Pop, através das participações especiais de Will.I.Am, do grupo The Black Eyed Peas, Stevie Wonder, India. Arie, Erykah Badu, John Legend, Marcelo D2 entre outros.
E através da surpreendente reunião do ritmo original da Bossa Nova, com a sonoridade eletrônica e dançante, o CD despertou grande interesse nos mais jovens, que começaram a querer saber um pouco mais desta jovial cinquentona. Um tiro certo, que pode ser considerado de caráter comercial, mas que conseguiu reunir uma nova legião de fãs pelo mundo afora. E que nos perdoem os mais puristas.
Pude conferir isso pessoalmente, ao vivo e a cores, na edição do ano de 2009 do Riviera Maya Jazz Festival, realizado anualmente na paradisíaca Playa Del Carmen no México, onde Sérgio Mendes apresentou um show inesquecível ao lado de uma superbanda, com base no repertório deste CD. Sucesso absoluto e a sua apresentação foi considerada pelo público de mais de 20.000 pessoas, como a melhor daquele Festival e, ao final do seu show, ele foi ovacionado por mais de cinco minutos. Prova de que o nosso querido “setentão de Niterói” está firme e forte.
Destaco os temas “Mas Que Nada”, “Berimbau/Consolação”, “Bananeira”, “Please Baby Don’t”, “Samba da Benção” e “É Menina”. Ouça sem preconceitos.