Companheiro de todas as horas e motivo de muitas alegrias, o animal de estimação pode se tornar uma fonte de preocupação nesta época de férias, caso seja impossível levar o pet na jornada e a pessoa não tenha alguém de confiança para deixar o bichinho. Entre desistir da viagem, preparar o bolso e hospedá-lo em um hotel especializado, agora surgiu uma terceira opção – e, o melhor, é gratuita: o site AirBnBicho, lançado dia 29 de junho por um grupo de amigos de São Paulo e que tem o nome abertamente inspirado no famoso serviço de hospedagens (de gente) Airbnb.
O AirBnBicho reúne cadastros de pessoas que estão dispostas a abrigar animais enquanto seus donos viajam sem cobrar nada. Através do site, é possível acessar a conta do Facebook dos potenciais anfitriões e até ver fotos de suas residências.
“Mais do que um site para a hospedagem de animais, o AirBnBicho é uma rede social onde é possível fazer amigos. Ele coloca em contato donos de animais com pessoas que adoram animais, mas que, por algum motivo, não podem tê-los em tempo integral”, explica o publicitário Rodolfo Marques, um dos criadores do site. Para saber como acesse aqui.
Outra opções – Hoje, há vários hotéis especializados em receber pets, que cobram diárias conforme o tamanho do animal. O preço não é barato, mas, em compensação, os lugares oferecem espaços propícios para os bichinhos se exercitarem e se divertirem (e, por um preço extra, realizam até serviços veterinários, caso necessário). Uma opção mais em conta são os sites que reúnem anfitriões dispostos a receber pets em suas casas e que cobram preços módicos por isso. O PetHub, por exemplo, reúne dezenas de pessoas que cobram diárias a partir de R$ 25 para abrigar cachorros de viajantes em suas residências.