Este ano as atenções estão voltadas para a Copa do Mundo, mas junho é um mês festeiro por natureza. Por todo o país, as celebrações em homenagem a São João, Santo Antônio e São Pedro movimentam milhares de pessoas e são ótimas oportunidades para comer os quitutes da época e se divertir com as quadrilhas e danças populares. E é no Nordeste que estão as festas mais tradicionais do país:
Campina Grande, Paraíba
Com o título de maior festa do Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas comparecem à festa todo ano para curtir as inúmeras atrações e grandes nomes da música brasileira que sempre levam seus shows para o local. O Sítio São João é um dos espaços fundamentais do evento e possui um espaço de 40 mil m². Nesse ano, a Festa de São João de Campina Grande acontece até 6 de julho.
Mossoró, Rio Grande do Norte
Uma das características mais marcantes da festa, que acontece a 280 km da capital Natal, consiste na variedade de atrações que vão desde shows de stand-up até seminários, passando por teatro e os artistas musicais. Neste ano, começou dia 7 de junho e vai até este sábado (28).
Caruaru, Pernambuco
No agreste pernambucano, compete com a de Campina Grande pelo título de maior do Brasil. Este ano a festa começou dia 31 de maio e termina neste domingo (29), tendo como mote “Juntos, Fazemos o Maior e Melhor São João do Mundo”. Foram confirmados 367 shows musicais, a maior parte deles com artistas locais e também nomes consagrados como Alceu Valença, Luan Santana, Margareth Menezes e Jorge & Matheus.
São Luís, Maranhão
Pra quem acha que o estilo exclusivo da festa junina é o forró, com certeza nunca foi às comemorações de São Luís do Maranhão. É claro que não faltam quadrilhas e xotes para dançar, mas quem comanda a festa é o tradicional Bumba Meu Boi. Com o tema “São João do Maranhão – A Copa da Cultura Brasileira”, a festa começou dia 19 de junho e termina neste domingo (29).
Salvador, Bahia
A dona do melhor carnaval do país também está entre as melhores festas juninas. Vários espaços da cidade recebem atrações dos mais diversos gostos. O Terreiro de Jesus está entre eles. O tradicional Pelourinho também é um ponto de encontro e recebe atrações como concurso de quadrilhas, forró e pratos típicos.