Roteiros Nacionais

Aventura e muita história em São José do Barreiro

20/06/2014
Aventura e muita história em  São José do Barreiro | Jornal da Orla
A pequena cidade localizada no Vale do Paraíba, aos pés da Serra da Bocaina, é considerada um lugar ideal para a prática de turismo de aventura, contemplação, ecoturismo e história que revive os áureos tempos dos ciclos do Ouro e Café. Situada a 273 km de São Paulo e a 214 km do Rio de Janeiro, tornou-se também rota da Corte com a passagem de D. Pedro I pela cidade em sua viagem que o levou à Proclamação da Independência.

Com cerca de 4 mil habitantes, sua história começou com os tropeiros no século XVII vindos de Minas Gerais que escoavam o ouro até Paraty. São José do Barreiro pertence ao Vale Histórico Paulista e conserva até hoje as características de uma típica cidadezinha do interior paulista, com muitas fazendas de café centenárias que abriram suas portas para visitas guiadas e também para hospedagem.
Na zona rural, mas próxima ao centro da cidade, pode-se conhecer as cachoeiras como as da Esmeralda, Formoso, da Mata e Usina. No perímetro urbano o turista observará casarões construídos em pau a pique e  taipa. As ruas em paralelepípedo são um convite ao caminhar sem pressa. 
 
Serra da Bocaina – São José do Barreiro  é o portal do Parque Nacional da Serra da Bocaina, que, com 104 mil hectares, é uma das maiores áreas protegidas de Mata Atlântica, possui uma das maiores biodiversidades onde vale a observação da flora e fauna, e oferece uma gama de atrativos entre trilhas e cachoeiras. É no parque que está o maior pico de São Paulo, o Pico Tira Chapéu, com 2.088 metros. Para saber mais acesse Barreiro Tur.