Santos

Procon receberá reclamações pela internet durante a Copa do Mundo

28/04/2014Da Redação
Procon receberá reclamações pela internet durante a Copa do Mundo | Jornal da Orla
Atrasos de voos, bagagens extraviadas, problemas com transporte terrestre, queixas sobre hospedagem ou alimentação, dúvidas e imprevistos com segurança e operações bancárias. Para resolver rapidamente eventuais conflitos de consumo durante a Copa do Mundo, a Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania e o Procon-SP vão atuar em conjunto para ajudar os visitantes. Um hotsite entrará no ar a partir de junho para atender as demandas.
 
O canal de reclamações em caso de conflitos e problemas ligados ao consumidor em São Paulo estará hospedado no portal do Procon-SP. Lá o turista terá à disposição formulários específicos para a solução de cada demanda, onde poderá pontuar os problemas. A ferramenta terá ainda informações sobre os direitos do consumidor, aeroportos, aluguéis, segurança e telefones úteis, além de cartilhas trilíngues resumidas, tutoriais e aplicativos de celular.
 
Segundo Paulo Arthur Góes, diretor executivo do Procon-SP, a entidade terá uma atuação integrada com 11 órgãos de defesa do consumidor dos municípios que receberão as seleções estrangeiras e torcedores. Compõem a lista, Águas de Lindóia (Costa do Marfim), Campinas (Portugal e Nigéria), Cotia (Colômbia), Guarujá (Bósnia), Guarulhos (Irã), Itu (Rússia e Japão), Mogi das Cruzes (Bélgica), Porto Feliz (Honduras), Ribeirão Preto (França), Santos (México e Costa Rica) e Sorocaba (Argélia), além da cidade-sede São Paulo, que conta com três postos de atendimento na capital.
 
A fiscalização de práticas do mercado também será intensificada pelo Procon em pontos estratégicos como aeroportos e rodoviárias, e nas atividades diretamente envolvidas com o atendimento ao consumidor e ao turista, como locação de veículos  e agências de viagem.
 
No rol de estratégias em defesa dos direitos do consumidor e do turista, o Procon fará  ainda a articulação com as entidades setoriais, como o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira de Bares e Restaurante (Abrasel), para que cada um disponibilize um canal específico para  recepção e das demandas recebidas via hotsite, e que consigam dar efetividade aos atendimentos.