Teremos, no próximo dia 15 um eclipse lunar, com a Lua no grau 25 de Libra e o Sol também a 25° de Áries. Para o final do mês, no dia 29, será a vez de um eclipse solar, no grau 8 do signo de Touro. O espetáculo dos eclipses pode ser fascinante, mas para os antigos eles sempre foram considerados um fenômeno catastrófico, de mau presságio, já que o escurecimento do Sol ou Lua, os Luminares, traz uma ideia da vitória das trevas sobre a luz.
Para que ocorra um eclipse, é necessário que 3 corpos celestes estejam alinhados entre si: o Sol, a Lua e a Terra, e eles têm efeitos sobre o campo eletromagnético da Terra. Eles possuem um ciclo, sendo que a cada 19 anos o eclipse repete a mesma posição em grau no céu, o que chamamos de Ciclo de Saros, que significa repetição, e já os antigos caldeus tinham conhecimento desse fenômeno e o chamaram de ciclo metônico.
Em Astrologia, os eclipses são estudados em mapas astrológicos individuais e em de países, e são indicadores de crises, pois enfatizam assuntos que já estão em andamento e mostram a necessidade de revisão e critério para os indivíduos ou mesmo para nações. É também importante para avaliar a nossa possibilidade de expandirmos os espaços que ocupamos na vida no nível físico, emocional, mental e espiritual.
A influência de um eclipse num mapa natal é mais poderosa quando ocorre próximo aos graus de um planeta, luminar ou ângulo. São considerados desfavoráveis os que recaem sobre a posição do Sol, Lua, Asc. ou M.C. e nos maléficos, orbe de 5º.
A casa em que ele ocorre é a que será mais afetada, tende a trazer crise para os assuntos relacionado a este setor no seu período de efeito, pois eles irão te exigir mais atenção, possíveis questionamentos e maior energia que costume. Se há problemas neste setor da sua vida que não haviam sido atendidos eles tendem a se acentuar. Estando o eclipse no mesmo signo de um planeta natal esta necessidade será sentida mais fortemente. Quando ele se encontra no signo oposto a um planeta, indica que a energia da casa oposta deve ser usada para solucionar o problema indicado pela casa em que ele o eclipse ocorreu.
Orbitando…
Cursos – A Escola Santista de Astrologia promove no dia 15, o curso de Tarot Cigano. E as matrículas estão abertas para o novo curso básico de astrologia com início em 5 de maio. Informações: 3284-9714 e 3394-9714.
Estrelando – O colunista George Jorge, apresentador do Programa Estrelando/Jornal da Orla na TV, entrevista o ator Pedro Carvalho que fala de sua participação na peça “Meu Deus” que estreou em São Paulo com Irene Ravache e Dan Stubach. O Programa vai ao ar pela Santa Cecília TV, TVCOM, pelo site do Jornal da Orla e através do Facebook PGM ESTRELANDO.
Fronteiras – “O que está acontecendo com a água do planeta?”, com Escandon, presidente da Amigos da Água é o tema do Programa Fronteiras da Ciência, apresentado por Jadir Albino, na Santa Cecília TV, domingo, às 19h, ao vivo, com reapresentação no sábado, às 21h.
Arte de Viver – O presidente do Sicon – Sindicato dos Condomínios Prediais do Litoral Paulista, Dr. Rubens Moscatelli, fala sobre as conquistas alcançadas pelo sindicato no Programa Arte de Viver, apresentado por Mônica de Lima Azevedo, na Santa Cecília TV, domingo às 20h, com reapresentação no sábado, às 20h30.