Roteiros Nacionais

Temporada de Rafting em Socorro

31/01/2014
Temporada de Rafting em Socorro | Jornal da Orla
Socorro, conhecida como “Cidade Aventura”, está em plena temporada de rafting, quando as chuvas deixam o nível da água do Rio do Peixe Alto, perfeito para a descida das corredeiras. O período, que vai até abril, é ideal também para a prática do boia-cross, acquaride e canoagem. A cidade fica na Serra da Mantiqueira, a apenas 130 km de São Paulo, e, por conta do relevo montanhoso e corredeiras, é considerada um dos melhores lugares do Brasil para a prática do rafting.
 
O esporte pode ser praticado por pessoas de todas as idades. Para os iniciantes e crianças, o mais indicado é o mini-rafting, com um percurso de 4 km e corredeiras bem tranquilas. Já o de 7 km, com duração de 2h30, passa por 22 corredeiras e tem um percurso bem emocionante. É indicado para pessoas com mais de 15 anos. Tem até o rafting noturno em noites de lua cheia.
 
Cidade tem mais de 20 esportes de aventura – Apesar de ser o mais procurado pelos turistas, Socorro tem cerca de 20 modalidades de esporte de aventura, de arvorismo a rappel, cavalgadas, caminhadas em trilhas e muito mais. Na cidade fica uma das maiores tirolesas do Brasil, com mais de 1 km de extensão e a única que liga dois estados: São Paulo e Minas Gerais. Há também a Tirolesa Voadora em que, ao contrário das tirolesas tradicionais, o praticante faz a travessia deitado de bruços. A sensação é de estar voando!
 
No Corredor Turístico do Rio do Peixe estão localizados os principais parques de aventura, todos dotados de completa infraestrutura, como o Parque Ecológico do Monjolinho, com 15 mil m² cercado por corredeiras, trilhas e ilhas, e o Parque dos Sonhos, que oferece 14 atividades de aventura e onde está a tirolesa voadora. Já a Rios de Aventura e a PróximAventura Canoar são operadores especializadas em rafting. A cidade conta com mais de 30 hotéis e pousadas.