Beleza

Você sabe cuidar da sua maquiagem?

24/01/2014Da Redação
Você sabe cuidar da sua maquiagem? | Jornal da Orla
A maquiagem é uma grande aliada das mulheres, pois é capaz de realçar a beleza e minimizar as imperfeições. Entretanto, produtos fora da validade ou contaminados podem ocasionar diversos problemas, como alergias, manchas, feridas e até acne. 
 
É comum o uso de maquiagens fora da validade, explica a farmacêutica bioquímica e cosmetóloga Joyce Rodrigues. Segundo ela, isso acontece muito, pois as pessoas sentem que é um desperdício jogar um produto que ainda não acabou. “Neste caso, na hora de comprar, é muito melhor escolher as embalagens menores – ainda que o preço das maiores seja mais atrativo. Se este produto não for utilizado dentro do prazo de validade, a economia não terá valido a pena”, analisa. 
 
Apesar de o banheiro ser um dos lugares preferidos para fazer a maquiagem, a recomendação é que eles não sejam guardados lá, já que, segundo a cosmetóloga, o banheiro é o pior lugar para armazenamento destes produtos. “O calor do banheiro, o vapor que vem do chuveiro e a pouca ventilação formam um ambiente favorável para proliferar bactérias. Também alteram a composição destes produtos – resultando em alteração de cor, textura e cheiro”, explica. O recomendável é que as maquiagens sejam guardadas em locais secos e escuros.

Evitando contaminação
 
Espinhas têm bactérias, por isso, ao utilizar o corretivo, por exemplo, utilize um cotonete, e não o pincel do produto. 
 
Maquiagens compactas duram mais que as líquidas, portanto, fique atenta às bases, máscaras, corretivos, gloss e delineadores.
 
Não use maquiagem nos olhos ou lábios em casos de conjuntivite ou herpes.
Troque, mensalmente, a esponja dos pós e blushes. E lave os pincéis com xampu neutro e água morna uma vez por mês.
 
Leve na bolsa apenas o necessário, pois o calor e o transporte podem fazer os produtos estragarem.
 
Máscaras para cílios têm vida curta, pois, por terem consistência líquida e embalagem escura, tornam-se ideais para as bactérias. Procure lavar o pincel com água quente e xampu neutro com frequência.

Foto: sxc.hu