De 19 a 25 de janeiro o Parque Estadual Ilha Anchieta (PEIA), em Ubatuba, realiza as trilhas subaquáticas, uma das atrações mais procuradas durante a temporada na unidade de conservação. São cinco opções de trilhas, com diferentes níveis de dificuldade, que contemplam desde crianças e pessoas inexperientes, até mergulhadores avançados.
Além de conhecer uma ilha paradisíaca, o visitante terá a oportunidade de aprender um pouco sobre o mergulho autônomo e conhecer o fundo do mar em uma experiência inesquecível. O programa é gratuito e realizado por meio de uma parceria com o Instituto de Biociências da USP, com apoio da ONG Escoteiros.
As opções incluem nado equipado com snorkel e pé de pato; mergulho autônomo com equipamento completo e treinamento com mergulhadores credenciados; passeios de caiaque para conhecer o costão rochoso. Há também o aquário natural com visores externos e até mesmo um mergulho fora d’água, que consiste em uma exposição com painéis que reproduzem as atividades realizadas no mar, espécies encontradas, técnicas de mergulho, equipamentos e outras informações.
A Ilha – Com 828 hectares, a Ilha Anchieta é a segunda maior ilha do litoral paulista e um dos principais atrativos turísticos de Ubatuba. Nela fica o Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA), que, além de proteger as riquezas naturais, preserva o rico patrimônio histórico-cultural representado pelas ruínas do presídio e suas instalações. A taxa de acesso ao PEIA é R$ 12,00. Menores de 12 anos e maiores de 60 são isentos, assim como grupos de escolas públicas previamente agendadas, moradores de Ubatuba, desde que comprovem a residência e portadores de deficiência. Estudantes e professores pagam meia. Para mais informações visite o site www.ambiente.sp.gov.br/parque-ilha-anchieta.