
A implantação do saneamento na Vila Gilda estará concluída no início de 2027, beneficiando 3 mil famílias, inclusive as que moram em barracos sobre palafitas. A garantia foi dada pela secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende. “Serão 13 quilômetros de rede de água, 10 quilômetros de coleta para poder fazer o tratamento de esgoto, R$ 30 milhões que até fevereiro do ano que vem finaliza as obras e aí a gente de fato dá dignidade para as pessoas”.
Natália Resende esteve em Santos quinta-feira (30) para acompanhar a entrega das primeiras 60 moradias do projeto Parque Palafitas que, de acordo com ela, contam com toda infraestrutura de saneamento. Ela afirma que as obras, em andamento desde o final de 2025, seguem algumas especificidades em razão das particularidades da área: barracos, muitos deles sobre palafitas em áreas de mangue; caminhos estreitos.
“Foi feito um estudo antes para ver como essas ligações que teriam que ser feitas. Muita discussão com a comunidade, para explicar a importância das obras. Você vê infraestruturas de concreto que levam a tubulação até a casa das pessoas. Não é como em ligações convencionais, mas tem toda a qualidade e segurança que foi estudada para, de fato, a gente enxergar como que essas famílias vivem, como que a gente pode melhorar a vida dessas pessoas”, explica a secretária.
Em nota, a Sabesp informou que o projeto de infraestrutura da empresa estima investimentos de R$ 241 milhões para áreas vulneráveis de Santos, “sendo R$ 30 milhões voltados à implantação do saneamento básico no Dique da Vila Gilda”. De acordo com a empresa, a ligação de aproximadamente 3 mil residências às redes de água e esgoto tem previsão de conclusão em 12 meses.


Deixe um comentário