Esportes

A mais Briosa de Ulrico Mursa: 108 anos de histórias no futebol

22/11/2025 Da Redação
A mais Briosa de Ulrico Mursa: 108 anos de histórias no futebol | Jornal da Orla

TEXTO DE EDUARDO SILVA E MATHEUS VIEIRA

 

O mundo do futebol é tão fascinante que não é preciso disputar a Série A do Campeonato Brasileiro nem estar entre as maiores torcidas do País para ser reconhecido. A grandeza de muitos times está, justamente, na sua própria história e nos valores que essas equipes defenderam durante toda a vida.

É assim que a Portuguesa Santista escreveu cada capítulo de sua trajetória. Fundada no dia 20 de novembro de 1917, mostrou sua força e tradição em cada jogo, cada campeonato. Foi assim também nas excursões vitoriosas ou nos talentos revelados em Ulrico Mursa que se espalharam pelos principais clubes brasileiros.

A famosa “fábrica de zagueiros” que formou Joel Camargo e Émerson Marçal para o Santos Futebol Clube e a Seleção Brasileira. Osmar, João Carlos e Arouca para a Sociedade Esportiva Palmeiras, Raul e Clóvis Queiroz para o Sport Club Corinthians Paulista. Entre tantos outros talentos que brilharam no futebol como Samarone, Pita, Claudio Adão, Serginho, Careca, De Rosis, Xaxá, João Marques, Eduardo, Davi, Miguel, Palito, Ailton Silva, Fernando Matos, Balu e Gilson Beija-Flor, que substituiu Pelé na despedida do Rei contra a Ponte Preta, na Vila Belmiro.

A Portuguesa Santista é fundadora da Federação Paulista de Futebol. É Fita Azul em 1959 e terceira colocada do Campeonato Paulista em várias oportunidades, a última em 2003, com José Macia, o Pepe, no comando. A Briosa de Arnaldo de Oliveira, o Papa, de Filpo Nunes, de Agenor Gomes, o Manga, e agora de Sérgio Guedes. De craques como Berestein, Gonçalo, Pagão, Ari e Pereirinha.

De tantos bons dirigentes e jogadores e de um capitão inesquecível: Adelson, um líder nato, que defendeu com raça e dignidade a camisa rubro-verde. A história é grandiosa e o futuro está dentro de casa. É hora de voltar a revelar grandes atletas e a boa notícia veio esta semana com a confirmação da Portuguesa Santista na próxima edição da Copa São Paulo de juniores. A disputa da Copinha pode ser o incentivo que o clube precisava para reviver seus melhores dias e apresentar novos craques. Força, Briosa.

O apoio da torcida é fundamental para o sucesso da Briosa. Foto: Divulgação/Agência Briosa

Dentro de campo

A temporada 2026 da Briosa já começou. Será mais um ano de muita luta para restaurar o brilho de uma equipe tradicional, fundadora da Federação Paulista de Futebol e responsável pela revelação de muitos jogadores bem-sucedidos.

Para isso, a sequência de presentes para a torcida já teve início no fim de setembro, com o retorno do ídolo Sergio Guedes para comandar o time profissional na busca pela volta à Série A2 do Paulistão. “Quando há a queda de um clube relevante para o futebol paulista, como é a Portuguesa, há uma comoção coletiva. Não é um rebaixamento qualquer. É o rebaixamento de um clube fundador da federação, isso repercute”, afirma o presidente Frederico Barreiros. “Por isso, precisamos de uma resposta rápida a essa situação. E acreditamos que ninguém melhor que o Sergio Guedes para isso. Foi uma decisão conjunta dentro do clube de que nós precisávamos de um nome com identificação, competência e com uma história vitoriosa. Não podemos fazer apostas. A Portuguesa é grande demais para permanecer na A3”, completa.

Frederico analisa que o maior presente que pode ser dado ao torcedor é um elenco forte e competitivo. “Vamos começar os anúncios das contratações em dezembro. Fizemos um grande esforço para trazer o Sérgio e seguiremos trabalhando para montar um elenco forte e competitivo”, declara.

Frederico Barreiros, presidente da Portuguesa, junto de Sérgio Guedes, treinador, e Bruno Formigoni, auxiliar. Foto: Lucas Leite /Agência Briosa

Aliado a isso, para fortalecer ainda mais a Portuguesa, o clube anunciou o retorno das categorias sub-15 e sub-17 na base, com a chegada do ex-jogador Lucas Pancotti, agora para ser treinador. Frederico destaca que uma base forte e formadora de bons atletas é fundamental para o sucesso desportivo e financeiro do clube. “Não conseguimos falar de futebol sem falar da base. Hoje, é a base que gera receita. Então, a gente precisa focar, nesses próximos anos, em produzir jogadores que possam dar retorno à Portuguesa. É esse tipo de jogador que temos que apostar e proteger”, reflete. “E o Lucas é um profissional que, com certeza, irá ajudar a Briosa a formar estes atletas”.

No aguardo

Fora do gramado, a Portuguesa está lidando com uma situação que mexe com sua estrutura. O novo empreendimento do Grupo Peralta na cidade irá ocupar o local onde hoje está a sede social do clube. Com os acordos feitos, o Grupo será responsável pela construção da nova sede para os sócios da Briosa. Um presente que deve ficar só para os próximos anos. “Retomamos as conversas com o Grupo Peralta neste mês. O projeto ainda não foi aprovado pela prefeitura. Ele prevê uma sede nova, com muitos benefícios para o clube, porém ainda não há previsão de início das obras. Provavelmente deve iniciar no próximo ano, visto que é quando iniciam as obras do empreendimento do Grupo. Ano que vem teremos mais certezas sobre esse assunto”, diz o presidente.

 

Foto em destaque: Divulgação/Agência Briosa